6 de abr. de 2007

A "Rainha das Praias"



A Praia da Rocha está numa das zonas mais emblemáticas do Algarve, onde as praias nos aparecem com contornos de rara beleza dadas as rochas que parecem embutidas nos brancos areais contornados por águas convidativas, mas também das mais arrogantes, desleixadas e criminosas intervenções urbanísticas...
Lembro-me de nos começos dos anos 80 fazer praia em Armação de Pêra, num apartamento junto de um largo com uma igreja e perto de um bar de um inglês que dava Wisky, numa taça, ao seu grande Pastor Alemão, de comprarmos comida num inovador take-way no Hotel Garbe, de irmos a praias com acessos em terra batida(mais parecia barro vermelho batido), de ver as "babes" descapotáveis (e eu na pré-adolescência...) que ainda chocavam o português desses tempos...
Depois comprou-se uma casa na Figueira da Foz e fez-se uma troca de praias..e foi nesta que passei a minha adolescência pura e dura!
Com o casamento e com os filhotes voltei ao Algarve a uma praia que recomendo vivamente a quem deseja tranquilidade, bom areal e água fantástica para nadar, refiro-me ao Alvor. Nos últimos dois anos virei-me para os Açores...e a paixão pelas ilhas parece comprometer-me a sério as férias dos próximos anos!!!
Estas mini-férias da Páscoa fizeram-me reviver um pouco este Algarve de Portimão - Alvor - Lagos.

Ps- quanto aos caçadores furtivos que se escondem para apanhar as lebres que andam a 78 Km/h em estradas nacionais, que de nº1 parecem só ter o próprio número, que foram transformadas em ruas nacionais (com limites de 50!!) para ser mais fácil acertar com o "tiro". Seria interessante pegar nos relatórios da Junta Autónoma das Estradas e ver os pontos críticos, quero dizer os locais onde o número de acidentes é elevado, para verificar se alguma coisa é feita nesses locais. No local onde fui presa fácil verifiquei que no ano passado houve apenas 1 acidente...é grave, tal como a minha contra-ordenação! Parece que a filosofia das modernas empresas de trabalhar por objectivos já chegou aos serviços que deveriam ser de utilidade pública. Já estou a imaginar médicos a terem que prescrever determinado número de remédios, a ter de operar não sei quantos doentes por dia (mesmo que as pessoas nada tenham) só para atingir os ditos objectivos...polícias a terem de prender determinado número de ladrões, e a disparar umas poucas de balas para provar a sua eficiência em termos de SERVIÇO. E já agora professores...a não poder atribuír determinado número de níveis inferiores a três a bem do seu profissionalismo!

Todo o texto deste PS é um ensaio humorístico que não deve ser levado em linha de conta. LOL, como escreve a malta...

Posted by Picasa

7 comentários:

Unknown disse...

S.Rafael é muito mais giro ...
mas--- VOLTEI

Do fundo da inconsciência
Da alma sobriamente louca
Tirei poesia e ciência
E não pouca.
Maravilha do inconsciente!
Em sonho, sonhos criei.
E o mundo atónito sente
Como é belo o que lhe dei.
"Fernando Pessoa"

Por isso VOLTEI;)
E tb por ti por vós e por MIM :)
que SAUDADES
Beijinhos GRANDES e cheios de cor...
PASCOA FELIZ

Nuno disse...

O rigor da polícia, às vezes, chega a ser absurdo e, ao mesmo tempo, incoerente. Enquanto fecham os olhos a coisas graves, abrem-nos bem para outras coisas que, sinceramente, são apenas pormenores... É preciso ter paciência!

Quanto ao Algarve... Quando ainda era um rapazito, todos os anos ia com os meus pais para o Algarve e, durante alguns anos, o destino preferido foi Armação de Pêra, de modo que pude assistir, ano após ano, a um crescimento desenfreado desta pequena vila que a deixou completamente descaracterizada! É impressionante o que o poder imobiliário consegue fazer. Aquela pequena vila, rapidamente virou cidade e rapidamente deixou de fazer parte das minhas preferências. É pena que não se dê mais valor àquilo que é genuino.

Um abraço,
Nuno.

Meg disse...

Então caçaram-te, Moura? Mas se tiveres um acidente, fala quem sabe, tens de esperar mais de hora e meia até seres socorrido... foi comigo, não ouvi dizer. Quanto ao betão, viste pouco...
É melhor eu ficar por aqui... Sei que já passou. Um abraço

Naneninonu disse...

Conheço Armação de Pêra, Figueira da Foz e as ilhas... São locais com uma beleza interessante. Mas claro que sublinho os Açores por toda a sua dinâmica natural e cheia de união.
A justiça estranha-me, pela injustiça que muitas das vezes faz reinar, mas a eles mãod eito culpa, mas sim aqueles que a fazem governar.
beijinhos e Páscoa Feliz junto dos que mais amas***

Anônimo disse...

:) conheço a praia da rocha.. gostei muito quando lá fui.. pelas formações rochosas que têm ... mas como praia não é o meu forte senão apenas para passear á beira mar...
Falo do ps que escreveste... gostei acho que disseste tudo!

LOLOL

beijos =^.^=

Kalinka disse...

Hoje na minha aldeia
Cristo foi convidado
À minha mesa se sentou
O que muito me alegrou
Gostei de estar a seu lado

Nada comeu nada bebeu
Mas fez-me companhia
Tudo lhe quis oferecer
Por mim ele quis morrer
Pensou em nós na agonia

Hoje que estás no céu
Olha por nós cá na terra
Com o teu amor profundo
Tira a fome deste Mundo
E faz acabar com a guerra

Ouve Cristo esta prece
Deste pobre pecador
Dá saúde aos doentes
Muita fé aos não crentes
Diz-lhes que Tu és Amor

Neste dia memorável
É Páscoa em todo o Mundo
Num domingo Ressuscitastes
E tudo nos perdoastes
Não hesitastes um segundo

PÁSCOA FELIZ.
Beijos e abraços.

Vejo que andaste pelo Algarve, nuns dias de férias; há muito que não visitas o meu kalinka, mas se lá fores verás que também fiz uns dias de mini-férias pelo Algarve, antes desta enchurrada de gente chegar...prefiro o Algarve, em época baixa, Março é bom.

Al Cardoso disse...

Nos meus mais verdes anos, tambem o meu paradeiro era a "Praia da Claridade", e para fujir a grande maioria tenho que confessar que conhecendo relativamente bem todo o Portugal, o Algarve e a unica "provincia" que nao conheco!
A ver se me sobram alguns dias neste proximo Julho.

Um abraco e continuacao de boas festas pascais.