29 de abr. de 2007

Guerra Fria...


Num post que escrevi sobre a Perestroika e a década de 80, onde dava conta de importantes mutações como o desmenbramento da URSS e a queda do Muro de Berlim, afirmava que no Santuário de Fátima existia uma "fatia" desse muro que acabou por ser um símbolo da Guerra Fria na Europa e no Mundo.
Este muro que tentou acabar com um processo de "deserções" que eram frequentes, uma vez que Berlim era uma ilha capitalista que atraia a passagem para o Ocidente, o que começava a afectar a economia da RDA e o prestígio do mundo Socialista. É neste contexto que Kruchtchev, em 1958, intimida os ocidentais a abandonar a cidade. Este afã em manter intocada a hegemonia comunista na Europa Oriental leva a que se construa, em 1961, o célebre Muro de Berlim que, ao longo de dezenas de quilómetros envolve toda a área de Berlim Ocidental.
Na década de 80 assistimos estupefactos ao derrube deste Muro que parecia imortal para muitos crentes em ideologias que acabaram por se mostrar inadequadas às mutações efectuadas ao longo da década de 70... e que foram entendidas por Mikhail Gorbatchov e depois por Boris Ieltsin, que faleceu esta semana. Apesar de Ieltsin ser mais conhecido pela sua paixão pela vodka e problemas cardíacos, acaba por ser quem mais contribuiu para o fim da União Soviética. Foi ele que impediu um golpe da extrema-direita em Moscovo, em 1991, quando Gorbatchov se encontrava de férias. Lembro-me da imagem que nos mostrava Ieltsin em cima de um tanque na escadaria do parlamento a apelar ao novo movimento democrático que varria o país. Dias depois o Partido Comunista era ilegalizado e Boris Ieltsin empossado solenemente.

Esta semana Vladimir Putin acaba por ressuscitar o fantasma da Guerra Fria...ao surgir com ameaças de abandono da participação da Rússia mo Tratado sobre Armas Convencionais na Europa. Tudo em resposta aos EUA por terem demonstrado interesse em instalar um escudo antimíssil na República Checa e Polónia (duas regiões ex-URSS !!! ).
Será que eles pensam que o aquecimento global precisa de uma Guerra Fria para bem da humanidade ? Faz-me lembrar um colega de turma, quando eu frequentava o 9º ano de escolaridade, que respondia num teste de História que a Guerra Fria se tinha travado no Pólo Norte, entre formigas e libelinhas tendo ganho as primeiras em virtude de terem uma boa anti-aérea!!!!
Haverá diferenças entre estas duas visões ? ou será que ambas demonstram um desconhecimento da História do Século XX?
Posted by Picasa

4 comentários:

Cátia disse...

Moura,

Vais sempre surpreendendo... Belo post...

Concordo que deve ser um "remedio" inventado para o aquecimento global sim...

Desconhecimento da Historia?? Achas??? Porque dizes isso??? Nããããããã..............

Beijinhos
ps- desculpa a ausencia...

Tozé Franco disse...

O muro, na opinião de alguns ilumindos, devia servr para o pessoal do ocidente não ir a correr para Berlim!!!
Haja paciência.
Um abraço e vais ver que guerra fria é alguma coisa entre fabricantes de arcos congeladoras.
Aliás acho que tem o patrocínio da Olá!

Sei que existes disse...

Sem dúvida que a guerra fria só pode ser mesmo para bem da humanidade relativamente ao aquecimento global!...
Beijnhos

Meg disse...

Parece-me que se trata de um assunto demasiado sério para ser comentado em breves palavras.
Yeltsin, com Vodka ou não, caricaturado ou não,ficará na História, não por essas frioleiras, mas por ter protagonizado um dos momentos mais importantes do Séc.XX, a queda do Muro de Berlim.
Sobre o fantasma da Guerra Fria, ele é e será sempre recorrente, infelizmente... Ora agora mando eu, ora agora NÃO mandas tu... e vice-versa.
Para bom entendedor...
Um grande abraço