9 de abr. de 2007

Balanço


Passadas duas etapas do ano escolar e em vésperas de entrar na última, é altura de fazer um balanço das actividades desenvolvidas ao mesmo tempo que se preparam os pormenores para que aquilo que se tem em mente para o 3º Período.

Esta reflexão acabou por ser a minha "companhia" no dia de hoje... até porque segundo a legislação os professores têm que elaborar um relatório das actividades por eles desenvolvidas a fim de que o seu desempenho seja avaliado. Uma vez que até final das aulas temos de elaborar o referido relatório e nessa altura a azáfama é grande, optei por antecipar parte do trabalho.

Quanto a Visitas de Estudo e pegando no calendário apercebi-me que a 4 de Outubro fui a Lisboa com o meu 12º ano visitar a Exposição“Os Grandes Mestres da Pintura”,no Museu Nacional de Arte Antiga, e a Sintra para ver a Quinta da Regaleira, a 23 de Novembro, fiz um baptismo de mergulho ao 8ºC, na Lourinhã, a 25 de Novembro levei o Clube de Arqueologia até Lamego, Peso da Régua e Vila Real, a 5 de Dezembro voltei a Lisboa com o 12º ano para visitar a Exposição do Amadeo de Souza-Cardoso, intitulada "Diálogo de Vanguardas" e ainda passámos no Espaço Memória dos Exílios , no Estoril, a 10 de Janeiro repeti a Exposição do Amadeo com os 10º e 11º anos e levei-os a assistir ao Plenário na Assembleia da República, a 24 de Janeiro levei os alunos que se destacaram no aproveitamento na minha Direcção de Turma a uma "visita misteriosa e secreta" às Buracas do Casmilo, tendo a 28 de Fevereiro levado os alunos que se destacaram na Direcção de Turma do meu colega do 8ºC, e para terminar levei o Clube de Arqueologia até ao Ribatejo, mais concretamente a Santarém, Alpiarça e Golegã, no passado dia 10 de Março.

Para o 3º Período encontro-me a preparar uma visita de estudo a Lisboa, com os 7º e 8º anos, para ver a Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerónimos e a peça "A Flauta Mágica", para o dia 12 de Abril...
Depois apenas restará preparar uma saída para o Clube de Arqueologia, uma viagem-prémio para os alunos que se destacaram nas turmas B e C do oitavo ano, uma viagem às Berlengas que foi prometida à minha turma caso os resultados melhorassem do Natal até à Páscoa (e como melhoraram...), e um baptismo de mergulho a uma direcção de turma de um colega meu/vosso conhecido do Histórias e Sabores

Penso que não me esqueci de nada...

PS- a fotografia foi tirada na primeira viagem de mérito com a minha Direcção de Turma, junto à exsurgência do Anços. Amanhã estes alunos vão saber que mantiveram a média superior a quatro valores e que vão participar na viagem mistério do 3º Período, e a restante turma vai saber que o objectivo de melhorar o aproveitamento durante o 2º Período foi alcançado foi alcançado... o que nos levará a todos até às Berlengas. Adianto que no ano passado o objectivo foi igualmente atingido e realizou-se um baptismo de mergulho para a turma toda.
Posted by Picasa

12 comentários:

Anônimo disse...

Fantástico!
Tanta viagem... é o que eu digo... no meu tempo não havia nada disto!

LOLOL

beijinho =^.^=

Anônimo disse...

Fixe Moura, no ano passado foi na terra da Tarinazinha, este ano vão mais longe.. marear...
Mas é merecido.

As fotos do meu blog sao da encosta norte de S Martinho onde se avista até à praia do Norte, acima da Nazaré. Qd puderes vai ver esta paisagem magnifica.

Beijinhos ***

Meg disse...

Pessoas como tu, ajudam-nos a não perder a esperança no ser humano.
Tu és um exemplo para todos, e deves ser um herói, aposto, para os teus alunos.
O teu entusiasmo e a tua alegria vêm decerto também das tuas firmes convicções, das mesmas de que nos falaste no post anterior.
Um abraço

Meg disse...

Pessoas como tu, fazem-nos não perder a esperança no Ser Humano.
O teu entusiasmo, a tua capacidade de trabalho, demonstram uma alegria que só pode vir das tuas tão firmes convicções.
Deves ser um herói para os teus alunos, e uma alegria para os teus amigos, e aos quais gostaria de me
juntar...
Um abraço

Elsa Sequeira disse...

Moura!!!

Mas que animação!!! Que bom!!!

beijinhos!!!

:)

Farinho disse...

Agora é que eu gostava de andar na escola, para aproveitar essas saídas todas.

Beijocas

Al Cardoso disse...

Parabens a esses alunos que tem um professor como o meu amigo!

Coragem para nao esmorecer nunca.

Um abraco amigo d'Algodres.

Cátia disse...

Moura, já estou como a Tarina diz, no meu tempo nao havia nada disto... :)

É bom saber que existem professores como tu, que incentivam os alunos, não só a aprender e descobrir coisas novas, mas a melhorarem sempre. E a perceberem que é preciso ultrapassar metas... afinal é assim que o mundo funciona, não é?

Um beijo e mta força.

Maria disse...

Outros tempos, tempos novos, nova geração de professores, para bem de todos os alunos...
Parabéns pelo teu trabalho.

Miguel disse...

É pena a nossa turma já não ir ás berlengas! As negativas aumentaram e muito! Mas vai a do stor! Fica para a proxima pode ser que va la noutra altura!

Tozé Franco disse...

Como diz uma pessoa nossa conhecida: e tudo isto por causa do Director de Turma que tiveram no 2º Ciclo.
Parabéns pelo teu empenho e pela motivação que lhes transmites.
Um abraço.

Jorge P. Guedes disse...

É o que eu digo! Com tantas passeatas só poderias mesmo ser F.Público.
E professor... que é um bicho ainda menos trabalhador e mais privilegiado!

Um abraço e bom 3º período, colega.