7 de abr. de 2007

Alvor



Esta pequena povoação situada junto à Foz do Rio de Alvor, destacada zona húmida do barlavento algarvio que possui uma grande diversidade de habitats, foi tomada por El Rei D. Sancho I com a ajuda de uma armada de cruzados oriundos da Dinamarca e da Frísia. Este acontecimento mostrou-se vital para a conquista do Castelo de Silves.
É nesta localidade que falece o enérgico Rei D. João II, a 25 de Outubro de 1495, sendo por esse motivo promovida por el-rei D. Manuel a sede de concelho, estatuto que viria a perder no início da centúria de oitocentos.

Também foi neste local que Portugal assinou um acordo, a 15 de Janeiro de 1975, onde se comprometia a entregar o poder a Angola, estabelecendo a data da independência da ex-colónia para 11 de Novembro de 1975. Ficou conhecido para a História como o Acordo de Alvor.

A primeira fotografia mostra a bonita igreja matriz de Alvor, ou do Divino Salvador, mandada construir nos finais do século XVI por D. Manuel é reconstruida no século XVIII, em parte devido ao forte impacto que o Terramoto de 1755 teve na região, apresenta traços próprios de uma tipologia manuelina.
Posted by Picasa

4 comentários:

Miguel disse...

Seculo glorioso de Portugal!
Já ando a aprender algumas coisas com o stor!

Anônimo disse...

Fotografias muito bonitas...
Fartou-se de passear o menino...
Eu fiquei-me mesmo pela meu mar.. e pelo Valmitão... e trouxe conchinhas para ti ;)

... =^.^= ...

Nuno disse...

Muito embora conheça o Algarve relativamente bem, Alvor foi um dos poucos sítios onde nunca estive. Nem sequer sabia da sua História!

Um abraço,
Nuno.

Cátia disse...

Que belas fotos... Sempre a metermo-nos inveja.. hehe.

Vamos aprendendo imenso contigo, acredita.

Um beijo