30 de abr. de 2007

Aconteceu em 1506...



Acabei de comprar um interessante livro sobre um acontecimento perpetrado em Lisboa, a 19 de Abril de 1506, que se traduziu num massacre feito a vários milhares de judeus. Os autores Susana Bastos Mateus e Paulo Mendes Pinto procuram responder a uma questão simples:
Porquê e como foi possível uma matança de cerca de 4000 cristãos-novos, no dia 19 de Abril de 1506?

Esta efeméride acabou por dar o mote a esta obra que nos faz reflectir sobre esta mancha na nossa História que tratou de fazer esquecer um fenómeno, matar judeus, que era significativamente normal nos séculos XIV e XV. Séculos ligados a um brilhantismo ibérico ligado às descobertas e ao dar novos mundos ao mundo...e a um édito de Expulsão dos Judeus de Espanha, em 1492, e um Édito de Expulsão dos Judeus de Portugal, em 1496!
O livro acaba por nos mostrar também a antiguidade da presença judaica na Ibéria, a Inquisição Espanhola, a vinda dos judeus de Espanha, a conversão forçada, a visão do populus, um conjunto de fontes da época(dos quais destaco os éditos referidos na integra) e textos judaicos. A investigação enquadra-se nas actividades que os autores levam a cabo para a Cátedra de Estudos Sefarditas «Alberto Benveniste» da Universidade de Lisboa.

A este propósito faço questão de recordar o aspecto que mais me marcou no pontificado de João Paulo II, que para a maioria das pessoas passou despercebido deste Papa viajante, tido uns anos antes de morrer quando reconhece e pede perdão aos judeus de todo o mundo pelas atrocidades cometidas contra eles pela própria Igreja Católica Apostólica Romana. A Inquisição acabou por ser um braço armado contra os judeus na Ibéria e a quem muito se deve hoje o nosso atraso em várias matérias.


Este post acaba por ser uma prenda virtual ao meu amigo AlCardoso que é um estudioso nestas matérias relacionadas com o judaismo e História de Portugal. A obra foi lançada muito recentemente pela "Aletheia- Editores".

Curiosamente verifico que este é o meu post nº 400...

Posted by Picasa

4 comentários:

Klatuu o embuçado disse...

Já li. Um belo estudo... que dá que pensar!

Anônimo disse...

Meu Deus... há com cada coisa... Interessante livro deve ser...

Parabéns pelo nº 400!!!

Isto é que é pedalada.. LOLOL...

Parabéns pelo magnífico e cultural blog!

=^.^=

Unknown disse...

E que minha loucura seja perdoada. Porque metade de mim é amor e a outra metade... Também.

"Osvaldo Montenegro"

Bom Feriado e muitos BEIJINHOS cheios de COR

Al Cardoso disse...

Bem haja caro amigo pela deferencia.
Na altura da celebracao desse centenario tragico, eu e outros blogs, fizemos-lhe a devida referencia.
Que pena a nossa historia, silenciar a accao dos judeus no nosso querido Portugal.
Tambem concordo que o nosso atrazo estrutural se deve em grande parte, a expulsao e conversao forcada destes portugueses, pois foi a partir dessas alturas, que se acentuou a nosso atrazo em relacao ao resto do mundo.

Um abraco de amizade.