31 de mar. de 2007

Pedro Álvares Cabral...


...descobridor do Brasil ou mero encenador de uma descoberta oficial ?
Parecem restar poucas dúvidas que o Brasil já seria bem conhecido pelos portugueses antes de 1500...mas dada a prioridade da descoberta do caminho marítimo para a Índia, a política de total sigilo face a um concorrente vizinho que disputava os mares com o povo Luso, a falta de indicadores de riqueza que pudesse ser uma mais valia para os nossos negócios... levou a que os estrategas portugueses das descobertas tivessem intenção de anunciar o Brasil ao Mundo após a a primeira de Vasco da Gama à Índia.
De facto, Pedro Álvares Cabral é o homem escolhido para capitão-mor da segunda expedição à Índia...e graças a uma tempestade...toca num novo mundo onde abundava o pau brasil. Coloca-se nos meios científicos a questão da intencionalidade ou do acaso do desvio efectuado para oeste que culminou com o «achamento» da Terra de Vera Cruz.

Apesar de natural de Belmonte, onde existe junto ao Castelo a Capela dos Cabrais, encontra-se sepultado em Santarém na Igreja de Santa Maria da Graça.
Diz então a sua campa rasa:
Aqui jaz Pedro Álvares
Cabral e Dona Isabel de
Castro sua mulher cuja é esta
capela e de todos os herdei
ros a qual depois da morte de seu
marido foi camareira mor da
Infanta Dona Maria filha del
Rei Dom João Nosso Senhor ho tercei
ro deste nome"
Posted by Picasa

7 comentários:

Nuno disse...

Há quem diga que muitas das descobertas feitas pelos portugueses na época dos Grandes Descobrimentos, permaneceram em segredo para não comprometerem as estratégias económicas (e outras, talvez) de Portugal.

Talvez por esse motivo, se pense hoje que a Austrália tivesse sido descoberta por portugueses cerca de 200 anos antes da descoberta do Capitão Cook, daí se explicando a existência de mapas bem detalhados da costa australiana, datados de antes da chegada de Cook, e da existência de locais com nomes portugueses!

Um abraço,
Nuno.

Moura disse...

É verdade, a Austrália pode ter sido descoberta em 1522 por portugueses. E quanto ao Brasil existem vários indicadores que nos levam a pensar que uns bons anos antes já se conhecia. Fala-se num tal Duarte Pacheco Pereira que escreveu De Esmeraldo de Situ Orbis...

Enfim... disse...

estamos sempre a aprender

bjokas e bm fim semana

Lindona disse...

Nem sei o que dizer em relação ao tema , pois não possuo conhecimentos dessa natureza.

Elsa Sequeira disse...

Olá Moura!!!

descukpa a minha ausência!!! Não tenho tido um segundo de descanso! Mas, pronto, Grandes causas valem tudo!!!


beijinhos!
:)

Cátia disse...

Moura, mais uma pequena descoberta sobre a nossa história... fico intrigada com as coisas que desconheço. Obrigada...

Um grande portugues este nao?

Um beijo

Miguel disse...

Ola Stor!
Já não tive grande espanto ao ler este post porque o stor já tinha falado sobre isto na aula! Nesta altura teriamos a Australia a falar Portugues! Já eram mais uns milhoes, mais um bocadito e apanhavamos o ingles e o chines!
Continuem assim!