6 de mar. de 2007

Domus Municipalis


...era a solução para o desafio que coloquei no post "4ª dimensão". O meu amigo António José deu a primeira indicação, o amigo distante "Al Cardoso" deduziu a seguir e o meu aluno Miguel do 8ºC fez as suas procuras na net e deu a todos de bandeja preciosa informação sobre o monumento. Os materiais utilizados na arquitectura indiciavam a região norte de Portugal e os meus dias por Bragança a pretexto de ver o Carnaval de Podence ajudavam à festa.
Para todos aqueles que participaram no desafio prometo um prémio virtual...que amanhã colocarei neste meu/vosso espaço!!

Apesar da designação com que hoje é anunciado ser apenas atribuída no século XIX, este monumento singular da arquitectura românica civil serviu de sala de reuniões para os "homens bons", leia-se políticos da altura, o que acaba por ser o único exemplo que subsiste na actualidade. Esta "Casa da Câmara" está construída por cima da cisterna da cidade...o que acaba por ser interessante, dado que vendo a água que os políticos da actualidade metem...mesmo em tempo de seca a cisterna estaria sempre cheia!! Será que a Assembleia da República, antigo mosteiro beneditino que foi "confiscado" pelo Estado português em nome de um tal liberalismo, está construído por cima de uma cisterna ? Penso que caso a resposta seja positiva a cidade de Lisboa pode estar confiante que nunca vai morrer com sede.

Posted by Picasa

3 comentários:

Tozé Franco disse...

A popósito do que alguém por aqui escreveu dizendo que a norte do Tejo nada se aproveitava, quero lembrar que Lisboa fica a norte do Tejo. Pois bem é aí que fica a tal Assembleia, pelos vistos, em cima de uma mina de água. O que vale é que como eles faltam muito, nunca a mina há-de transbordar....
Agora seria impensável chama-lhes Homens-Bons, como acontecia na Idade Média. Vá se lá saber porquê!...

Al Cardoso disse...

O promenor com os cachorros de suporte e muito interessante, como tambem e interessante a ultima observacao!

Um abraco d'Algodres

Fénix disse...

Se não for da política... provavelmente será de um maremoto...

De qualquer maneira aposto que o prémio é alguma receita ou fotografia de pôr água na boca... e a nós não chegará nem o cheiro :(