3 de mar. de 2007

4ª dimensão...

...é algo que só encontramos na arquitectura e que a torna fascinante relativamente a uma pintura e uma escultura. Mas como passamos a vida em arquitecturas, a entrar e a sair delas para viver e trabalhar, não a valorizamos convenientemente. Não lhe ligamos muito mas só ela nos dá a quarta dimensão...
Passo a explicar o meu ponto de vista... na pintura, temos duas dimensões e consoante o artista e o seu desejo a terceira dimensão é-nos sugerida por ilusão de óptica, na escultura, esta dimensão é real já que a profundidade existe e até se pode tocar "nela".
A arquitectura, para além de três dimensões reais, dá-nos uma quarta dimensão que é a oportunidade de a percorrer e sentir um vasto conjunto de sensações ao fazê-lo. No fundo é a experiência do edifício, que a maioria das vezes resulta numa superficialidade imensa não nos levando a senti-lo.

Eu por "defeito profissional" dou por mim a viver intensamente as arquitecturas!! Não sou arquitecto, nem tão pouco arqueólogo...para muitos dos meus amigos virtuais está a passar nas cabeças um sentimento de revolta...afinal o "arqueólogo-Moura" não é arqueólogo...que feio mentir!! Sou de História da Arte...mas falo com arqueólogos...e tenho um Clube de Arqueologia, dai o meu cognome. Por isso dar tanto destaque nas minhas viagens a tudo o que diz respeito ao património artístico, apesar de me fascinar todos os outros tipos de património.

Ao visitar pela terceira vez o local onde tirei a fotografia postada, dei por mim a vivê-lo de uma forma diferente das outras vezes, o que em parte se relacionou com a hora em que "entrei" nele e o percorri.
Deixo-vos a fotografia e o desafio de tentarem identificar o monumento. Foi neste meio passeio de "carnaval"...

Posted by Picasa

6 comentários:

Elsa Sequeira disse...

Olá Moura!!!

Amo estes momentos que tu nos dás!!!
Que sensibilidade, Amigo!
parabéns!
beijos!
:)

Fénix disse...

Não faço ideia de que monumento seja... também a dica é muito pouco reveladora... terá sido lá para cima para o Norte?!

Anônimo disse...

Engraçado...

Pensei que fosses Arqueólogo.. bem para mim sempre serás pois foi assim que te conheci ;)


Engraçada forma de ver as coisas...
Por vezes também sinto qualquer coisa cá dentro quando passso por certos sítios ou lugares.. agora já sei como lhe chamar..

É a 4ª dimensão! lolol

1 beijo amigo =^.^= tarina

Maria disse...

Não identifico nada, mas lá que a fotografia é bela, lá isso é...
Beijo

Tozé Franco disse...

Para mim é o Domus Municipal de Bragança....
Tiveste que ir pedir a chave e tudo, não?
Excelente fotografia.

Al Cardoso disse...

So lhe posso talvez dizer que deve ser em "Tras-Os Montes" ou na "Beira Alta" pelo granito que se consegue ver.
Provavelmente o amigo To-Ze estara certo!

Uma boa semana e um abraco d'Algodres.