26 de fev. de 2007

Carnaval em Podence


Cheguei agora ao que me levou a deslocar para Trás-os-Montes, o Carnaval de Podence, um interessante ritual que se situa entre o pagão e o religioso. Todos os anos, chegados a Fevereiro, os homens trajam-se com umas vestes bem coloridas (feitas com colchas franjadas de lã ou linho, em teares caseiros) escondem a cara entre duas máscaras de lata, prendem à cintura uma série de chocalhos... e fazem-se notar pelas ruas da pequena povoação!!
É quase uma despedida ao Inverno e contam com os favores do Sol, a quem louvam o seu reino, ao mesmo tempo que marca a despedida da folia e a entrada no recolhimento da quaresma, período que sabemos ser de calma, reflexão e contenção para os católicos.
Posted by Picasa

7 comentários:

Fénix disse...

Já passei por esses lados numa acção de formação e fiquei a saber disso.
Um Carnaval tradicional para variar.

Beijinhos.

Anônimo disse...

Grande Carnaval, para o ano a sua turma devia vestir-se assim! Gostei muito das mascaras!

Anônimo disse...

Deve ter sido girissimo concerteza!

Muita cor e animação...

1 beijo =^.^= tarina

Anônimo disse...

as tais tradições de raíz celta, que ainda subsistem!

Anônimo disse...

tradições de raíz celta

DairHilail disse...

gostei do carnaval de Pondence...mas geralmente vivo mais comigo mesma, refleito cada passo, cada pedaço de mim...e ás vezes dos outros...no quanto gostam de me ferir...
fica bem.

Marlene Maravilha disse...

Muito interessante!Mas para mim de uso bastante difícil. Gosto da cultura de todos os países, e gosto de aproveitar cada palavra proferida para receber informações. Lindo colorido! Obrigada.
abraços