22 de fev de 2007

Lamego



O primeiro ponto de paragem foi numa cidade atraente na região demarcada do Vinho do Porto, apesar de estar actualmente ligada ao espumante de qualidade que é produzido nas caves da Murganheira e Raposeira, mas que nos oferece bons presuntos e boas frutas.
Nesta cidade reuniram-se as primeiras cortes para reconhecimento de D. Afonso Henriques como rei de Portugal, mas o posterior declínio económico foi detido no século XVI graças a uma aposta nos vinhos e nos têxteis. A provar essa recuperação económica temos belas casas barrocas e um Santuário que actualmente é local de romaria...dedicado à Nossa Senhora dos Remédios.

Ao olharmos para esta obra-prima parece que estamos a ver uma réplica do Bom Jesus de Braga...já que temos uma igreja com duas torres que se implanta da mesma maneira no terreno e tem um imponente acesso em escadaria dupla, com 9 patamares embelezados com azulejos e urnas. Quem se atrever a subir os 686 degraus é recompensado com uma vista magnífica sobre a cidade, o Douro e os vales ao fundo. Nos inícios de Setembro é altura da romaria e são aos milhares os peregrinos que se deslocam até Lamego.

Esta cidade ganhou um dinamismo interessante nos últimos aos com a abertura de dois cursos superiores que geraram contabilistas e educadores de infância orgulhosos de terem passado alguns anos da sua vida nesta pacata e simpática cidade.

Dedico este post à autora do Mia Gato!... Miau! (http://mia-gato-miau.blogspot.com/), que apesar de não ser natural da região acabou por se tornar uma "filha da terra" dada a relação profunda que estabeleceu com Lamego.

Posted by Picasa

13 comentários:

=^.^= Tarina =^.^= disse...

Ganda tolo!

E..... que saudades de Lamego... quantas vezes contei esses degraus.. ( com inclusão de umas ricas praxes!) bem.. gostei do post..
Obrigada ;) uma simpatia realmente!

Deixaste-me saudades de lá voltar outra vez e de descer todos aquels degraus e ficar com as pernas a tremer!

1 beijinho =^.^= tarina

elsa nyny disse...

Olá Moura!!!

Desculpa não ter aparecido tanto como eu queria, mas tenho anadao super ocupada! Origado pela tua fidelidade ao meu/nosso cantinho! Gosto muito de te ter por lá!!!
Lamego deve ser lindo!!!
Ah! perguntavas se eu tinha alguma ligação a Bragança, pois, não tenho, a foto prendia-se com o blog que estava em destaque naquele dia, ser de Bragança!!! Prepara-te qualquer dia é o teu!!!!
Vou passar por todos!!!

beijinhos!
:))

Jofre Alves disse...

Há cerca de 20 anos que não vou a Lamego, magnífica terra, por isso muito apreciei vê-la aqui fotografada e referida no seu esplendor, e em excelentes fotos, de qualidade e perfeição fotogénica. Óptimo fim-de-semana.

Jofre Alves disse...

Há cerca de 20 anos que não vou a Lamego, magnífica terra, por isso muito apreciei vê-la aqui fotografada e referida no seu esplendor, e em excelentes fotos, de qualidade e perfeição fotogénica. Óptimo fim-de-semana.

cascão disse...

Lamego é muito bonito, mas o stôr tem é que ir a Moura-Morta. É uma aldeia pequenina mas miuto bonita...tem é um cheiro um pouco desagradável...

foreveryoung disse...

Mais uma interessante informação!
Lamego é uma terra é bonita!
Bjs

Maria disse...

Descer os degraus tá bem, mas subi-los... ai valha-me Deus...

Bom fds

Professorinha disse...

Lamego é tão perto daqui que até é pecado eu não visitar mais vezes..

Fica bem :)

DairHilail disse...

Lamego é lindo...
como o é também o teu blog.

manuel neves disse...

Viva!

Óptimas fotografias, óptimo relato... o arqueólogo Moura em grande como sempre!

Um Abraço

asn disse...

Ah esqueci-me de te falar de uma igreja (ou capela?!), escondida num recanto de Lamego (se calhar nem eu seria capaz de dar com ela hoje...). Tinha eu praí uns 8 anitos, estaríamos portanto em 1955. Eu, a Lourdes, a Sildina, o Vitor (2 anitos) vivemos com os nossos pais, cerca de 4 meses, em Lamego. Apanhou o período da Feira Anual, de cujo recinto se via toda a escadaria da N. Sra dos Remédios.
De então para cá só lá passei mais uma vez. Claro que subimos os degraus do Santuário!
52 anos são passados!...
Tudo bem?

al cardoso disse...

Incluida nessa romaria celebra-se no dia 8 de Setembro a tradicional procissao do triumfo, em que os andores sao puxados por carros de bois, e digna de ser vista e ate filmada, como eu ja fiz ja la vao mais de dez anos.

Anônimo disse...

Gostei muito de encontrar esta imformação sobre Lamego porque é sempre bom quando temos pessoas que gostam dos mesmos sítios que nós... Concordo plenamente com tudo o que foi dito...O santuário é um sítio de uma beleza estrondosa, mas nada se compara aos magníficos sítios que encontramos pela mata deste santuário...Por aí, sim, percebemos que sítios daqueles não existem porque o homem os quis fazer...juntamente a um lago onde encontramos sempre patos como guardas daquele sítio, temos duas lindíssimas grutas que é mesmo uma pena que não se ver quando subimos todos aqueles degraus...No silêncio de uma floresta onde ouvimos maioritariamante apenas os patinhos e os passarinhos, encontramos um refúgio que a maior parte das pessoas que visita esta cidade está a perder...
Aqui fica a referência para quem visitar...acreditem que vale mesmo a pena!!!