27 de jan. de 2007

Vale dos Poios



No caminho entre a Redinha e Anços aparece-nos discretamente um corte para Poios. Passa despercebido este paraíso terreal que nos leva a um outro planeta onde o silêncio e a calma imperam.Este tipo de vales foram originados pela passagem das águas que foram aprofundando os seus cursos de água subaéreos, em fases climáticas muito pluviosas. Os percursos de água percorrem o interior da serra e vão abrindo galerias que acabam por ceder e abater, indo deste modo criando a forma de canhão neste sistema de vales. Mesmo actualmente, apesar de não ser visível, a água percorre bem lá no fundo do vale...mas subterraneamente...indo sair numa exsurgência em Anços.

No ano de 1996 visitei este local com os alunos do Clube de Arqueologia, na altura sob os "comandos" do meu amigo António Franco (Blog Histórias e Sabores) e Graça Pita (Blog Clube Europa), e com os alunos que obtiveram melhores resultados na minha Direcção de Turma (6ºD). Nessa altura achámos estranho a caminhada que muitas pessoas já de idade faziam no sentido ascendente do vale... e ficámos admirados quando junto da exsurgência nos disseram que devido às fortes chuvas que se faziam sentir nesse ano, uma brecha tinha sido aberta no vale calcário, dada a força e velocidade das águas, provocando uma espécie de "géiser". Já estávamos de regresso a casa e ficou-nos um certo amargo de boca em não ter visto fenómeno tão invulgar por estas zonas.

Posted by Picasa

5 comentários:

Anônimo disse...

Nossa!

...Que lugar maravilhoso...

Bom final de semana pra ti!!

Um abraco

CA

Tozé Franco disse...

Ainda me lembro bem dessa visita...
Excelentes paisagens.
Um abraço.

AnotaDora disse...

Andei por aqui a bisbilhotar pela sugestão de um amigo comum... vou voltar... bons lugares e bons posts.
Dora Francisco

Anônimo disse...

Olá Moura...
Engraçado.. moro a 5 min da Lourinhã!! Por acaso já olhei para esses piscinas junto ao estádio mas não fazia ideia que se ensinava mergulho...
O engraçado também é que é daquelas coisas que adorava fazer ;) ;) ;)
Então e esses baptismos são feitos na Lourinhã?
Tá prometido que se puder vou lá ver... ;) E quem sabe até me inscrever numas aulinhas ;)

Há coincidências engraçadas!!!
Virei visitar-te mais vezes!

=^.^= tarina

Anônimo disse...

:( Procurei por Lamego.. pela minha sempre Cidade... mas não encontrei...
Fui "espiando" outras andanças....
Gostei muito do teu Blog!
=^.^= tarina