19 de jan. de 2007

Paços do Concelho...


...de Ponte de Lima.
Mesmo em frente ao "Fonte da Vila" surge um edifício que apesar de ser original do 2º quartel do séc. XVI, sofreu ao longo dos séculos muitas campanhas arquitectónicas. Destacam-se as obras de 1573 em que se reergueu um notável edifício de que restam hoje apenas algumas paredes a sul e uma janela no interior.Em 1677 reconstruiu-se a escadaria principal, datando de 1751 a construção do corpo posterior.Em finais do séc. XIX e durante o Estado Novo, introduziram-se profundas alterações interiores tais como o alteamento dos pés direitos, datando de 1997 a fixação da sua traça actual.
Chegaram a estar aqui instalados, cumulativamente com a Câmara Municipal, o Tribunal da Comarca, o Teatro D. Fernando e a Real Associação dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima... é obra!

Posted by Picasa

2 comentários:

Kalinka disse...

Nada assumo,
Somente a minha humanidade.
Livre para voar nas asas da criatividade ...
Este é o rumo!


Bom fim de semana.
Beijos e abraços.

Anônimo disse...

Ponte de Lima, histórica vila, vizinha da minha Paredes de Coura. O mesmo fenómeno de ocupação de espaço sucedeu nos Paços do Concelho da minha terra: Câmara, repartição de Finanças, repartição da Fazenda Pública, Posto de Turismo, Tribunal da Comarca, Conservatória do Registo Civil, etc. Bom fim-de-semana