3 de jan. de 2007

Padrón


Muito perto de Santiago de Compostela encontramos uma pequena povoação que acabou por dar nome a uma qualidade de pimentos únicos no Mundo (pelo menos aquele que conheço!). Verdes e pequenos os pimentos de Padrón picam ou "non"! O mais interessante é que se podem fazer teses de mestrado sobre o tamanho e feitio dos ditos pimentos, relacionando esses dados com as suas capacidades de nos fazerem ir à lua...e dificilmente se chegará a uma relação entre os dados apontados.
Esta pequena povoação em tempos tinha um porto, que agora devido ao assoreamento desapareceu, onde supostamente terá desembarcado o corpo de Sant'Iago.
A grande escritora galega Rosália de Castro (1837-85) teve direito a uma casa-museu, que se destaca pelas bonitas trepadeiras que a cobrem.

Posted by Picasa

5 comentários:

Al Cardoso disse...

Gostei dessa dos pimentoes : "picam ou nao"!!!

Um abraco fornense.

Nuno disse...

Foram sementes destes pimentos que tu partilhaste com o Xavier e com o Sérgio num dos nossos almoços? Eu não gosto dos pimentos "normais", mas desconfio que estes não são iguais, pois não? Isto parece-se com quê, com os piri-piris?

Tozé Franco disse...

Los pimientos de Pádron
Unos pican outros non!
Hoje em dia já há umas imitações vindas do sul de Espanha (Valência) e de Marrocos, pelos que é preciso ter cuidado.
Não confundir pimientos de Pádron com pimientos El Pádron. Os priemiros são verdadeiros, os outros são de Valência e não são tão bons até porque não picam....
Alourados em azeite e depois com um pouco de sal grosso no fim , são uma delícia.
Bom proveito....

Unknown disse...

Sim senhor, amigo Nuno. Eu sou o fiel depositário de algumas preciosas sementes que o amigo Moura, tão simpaticamente, trouxe de mais um dos seus, já famosos, périplos "gastronómicoarqueológicos". Se tudo correr bem, lá para Maio, espero vir a ter uma colheita suficiente para aplacar a gula e, já agora, poder acrescentar: Los pimientos de Santo Varon, unos pican, outros non! A ver...

ManuelNeves disse...

Viva!

Pimentos, comidinha bem temperada... e o Portugália em Coimbra?! Bife de vaca ou de vaquinha?!

Há que experimentar...