24 de jan. de 2007

"Magis"


Hoje passei a tarde com um grupo de seis alunos da minha Direcção de Turma que corresponderam a um desafio colocado no início deste ano lectivo, ter no final do período uma média igual ou superior a quatro valores.
Não é novidade eu "premiar" o mérito dos alunos com actividades que lhes proporcionam momentos únicos, que passam por baptismos de mergulho, descida do rio Mondego em canoa, um dia nas Berlengas, uma tarde na piscina...entre outras!
Normalmente para a turma toda é fixado um objectivo para as avaliações de Natal, que encontra correspondência no número de negativas total, que naturalmente terá de ser melhorado até ao final do 2º Período...e depois até ao final do 3º Período.
O que se pretende é uma evolução positiva dos resultados alcançados desde o começo do ano até ao terminus, em Junho. Se for cumprido este objectivo toda a turma no final de ano realiza então uma das actividades já enunciadas. A minha Direcção de Turma no ano passado cumpriu e fez um baptismo de mergulho, este ano se voltar a cumprir irá às Berlengas onde fará mergulho em apneia.

Mas a tarde de hoje esteve reservada a um grupo composto por seis alunos que obtiveram uma média superior a 4 valores nas avaliações de Natal. O destino foi surpresa até ao final... e das 13.30 até às 17 horas o José, a Isabel, o Tiago, a Mariana, o Bruno e a Juliana percorreram alguns locais paradisíacos que ficam tão perto de Coimbra e ao mesmo tão longe e desconhecidos da ultra maioria das pessoas desta região.

Começámos na nascente do Rio Anços, onde fiz algumas experiências com a máquina fotográfica... das quais partilho estas duas fotografias que apesar de apresentarem o mesmo cenário, terem sido tiradas uma imediatamente a seguir à outra, a mesma água e força de corrente aparecem-nos de forma diferente! Um pouco como os alunos que nos aparecem diante de nós numa sala de aula. Uns procuram o "magis", estando sempre a superar-se nas aprendizagens, outros ficam satisfeitos com as "aprendizagens mínimas garantidas" para a aprovação... Por vezes as "contas" destes últimos falham e lá ficam a renovar as aprendizagens no mesmo ano lectivo.

Posted by Picasa

4 comentários:

Anônimo disse...

Olá Sr. Doutor ;). Conheço muito bem a nascente do rio Anços, já lá estive algumas vezes quando andava no IVG. Imagino que os alunos tenham gostado, é bastante bonito.
Experimente lá ir no Verão, tem outra vista.
Bjos

Tozé Franco disse...

Quem conhece a nascente do Mondego, fica espantado quando se depara com o manancial de água que brota da terra na nascente do rio Anços. è um sítio bem interessante.

Al Cardoso disse...

Muito interessante e pedagogico o seu processo. Tambem sao interessantes, os passeios que proporciona, muitas vezes existem belezas bem perto de nos e nem nos apercebemos!

Um abraco e bom fim de semana.

foreveryoung disse...

Essa tua idéia que apelicas com os alunos é muito interessante!!
Bjs