6 de jan. de 2007

Dia de Reis


Hoje é dia de Reis e muitos meninos andam na rua com coroas que fizeram na escola durante a semana. O meu próprio filho ontém chegou a casa todo orgulhoso com a "obra de arte" que fez.
Muitos esquecem-se que o dia de Reis está ligado aos tais magos que fizeram uma longa caminhada até ao local onde tinha nascido o menino Jesus. Apesar de não haver na época GPS, que andam tão na moda, estes três "amigos" bem diferentes uns dos outros seguiram uma ESTRELA. E lá chegaram, em paz e harmonia, demonstrando que a intercultura, a multiracialidade, a convergência das diferenças...podem DIALOGAR e APROXIMAR à medida que chegam e reconhecem CRISTO.
Na fotografia podemos ver o peregrino que acaba por procurar o mesmo que os Reis Magos, no caso concreto o apóstolo que segue em direcção a Compostela, com a tradicional cabaça, cajado e uma vieira com a cruz de Sant'Iago que procura alargar horizontes... e alcançar a LUZ, que não se vê mas faz ver.

Posted by Picasa

6 comentários:

Anônimo disse...

Bom post, Moura. Gostei muito.
Beijoca e b domingo*

Kalinka disse...

Depois da azáfama dos presentes de Natal, da caminhada desenfreada e decrescente para o Ano Novo, chega, sereno e mansinho o dia de Reis. Mas desde o dia 25 de Dezembro até ao dia 6 de Janeiro, há uma tradição que é genuinamente portuguesa, o cantar das Janeiras…

É maravilhoso ver os inúmeros grupos de pessoas que saem à rua, com frio, gelo e em alguns sítios até mesmo neve, para cumprir a tradição. Para ir de casa em casa, de porta em porta, de família em família, apenas para cantar e louvar os reis que visitaram o Deus-Menino.

É importante manter estas tradições que são tipicamente portuguesas, onde se cultiva o convívio e a alegria.

Abraços sempre.

ManuelNeves disse...

Viva.
Bonito Texto. Os reis, são também sinal de partilha, tão esquecida nestes momentos egoístas que vivemos.
São Amor, Amor ao Deus Menino; logo: Amor entre os Homens, PAz na Humanidade.

Um fraterno Abraço
ManuelNeves

Maria disse...

Que essa Luz possa iluminar as cabeças dos donos deste Mundo para fazer deles Homens melhores!

Um abraço

Fénix disse...

Todos deviamos seguir essa estrela.
Beijinhos.

Al Cardoso disse...

Nos humanos, andamos sempre a procura de uma LUZ, so que nessa procura muitos de nos, na maior parte das vezes, preocupamo-nos com luzes que embora muito brilhantes, sao muito efemeras.

Espero que tenha sido um bom "Dia de Reis" e que o resto da semana o complemente.