10 de set. de 2006

Serra do Cume



Deslumbrante vista do miradouro da Serra do Cume, situado a mais de 500 metros de altitude, dada a imensa "manta de retalhos verde" que se estendem por um vale muito gracioso...actualmente!
Em tempos por aqui passou lava em direcção ao mar, dando origem a Porto Martins! Podem ver-se os antigos cones vulcânicos a emergir na planura onde pastam vacas e aparecem aqui e acolá pequenas casas brancas!
Mais recentemente, século XX, durante o segundo grande conflito mundial, no "interior" desta serra, reuniram-se os grandes senhores da guerra para planear as batalhas travadas no Atlântico. Foi decisivo este local para a estocada final. Os habitantes mais antigos lembram-se de entrar em subterrâneos que levavam a anfiteatros onde na parte central estavam mapas pormenorizados do Atlântico, para delinearem ataques aos barcos e submarinos alemães!! Hoje parece que tudo foi entupido! Pena! São locais de interesse histórico e de grande relevância para a Europa!
 Posted by Picasa

3 comentários:

Tozé Franco disse...

Gosto, sobretudo da fotografia do meio. Esta paisagem humanizada é belíssima.

Anônimo disse...

manta de retalhos, mesmo!

Nuno disse...

É uma "manta de retalhos" magnífica. É pena que os lugares referidos tivessem desaparecido. Certamente foram marcos históricos que mereciam ser preservados.