18 de set. de 2006

Imperdível



Depois de ter lido um post no blog da Dona Redonda ( http://dona-redonda.blogspot.com/ ) que no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, se encontrava uma exposição sobre a evolução da pintura europeia, desde o século XV ao século XX, fiquei logo com vontade de a ver com olhos de quem aprecia e sabe umas coisitas de arte!
Fui de seguida ao site do referido museu e uma vez que tinha uma festa de aniversário na capital, no dia 17 de Setembro...juntei o útil ao agradável!
A adesão do público foi tão grande que o prazo foi alargado até 15 de Outubro!! Eu fiquei logo a pensar nas inúmeras vantagens que os meus alunos do 12º ano poderiam retirar de uma visita a esta preciosidade...!!!

Exposição de qualidade absolutamente excepcional, que reúne 95 pinturas de mestres fundamentais na história da pintura europeia, desde o início do Renascimento italiano até à década de 1940-50. Quase metade das peças (46) inscrevem-se num arco cronológico que vai do século XV ao XVIII, distribuem-se pelas “escolas” italiana, flamenga, holandesa, alemã, francesa, espanhola e britânica e são criações de mestres como Fra Angelico, Bernardino Luini, António Solario, Guido Renni, Canaletto, Tiepolo, Porbus, Van Goyen, Van Ruysdael, Gerard Dou, Siberechts, Cranach, Philippe de Champaigne, Largillière, Boucher, Latour, Greuze, Fragonard, Robert, Vigée-Le Brun, El Greco, Ribera, Reynolds e Gainsborough.
As restantes pinturas (49) são especialmente demonstrativas de autores e movimentos artísticos dos séculos XIX e XX: impressionismo, simbolismo e nabis, fauvismo, expressionismo. Corot, Courbet, Cézanne, Manet, Degas, Monet, Renoir, Pissarro, Sisley, Liebermann, Signac, Lautrec, Redon, Bonnard, Vuillard, Vlaminck, Dufy, Derain, Macke e Morandi são alguns dos artistas neste sector da exposição.
in http://www.mnarteantiga-ipmuseus.pt/
 Posted by Picasa

4 comentários:

redonda disse...

Como sou curiosa (claro que muito ligeiramente) vim logo espreitar o que tinhas escrito e gostei muito do teu post :)

Um beijinho

Mixikó disse...

Olá,

Cá estou a retribuir visita no meu blog....Gostei do que li...

O Museu Nacional de Arte Antiga é um dos meus preferidos...

voltarei...

Anônimo disse...

Ola o Incertos Momentos comemorou ontem o seu segundo aniversario e deixou um presentinho para todos os amigos paxa la e leva o teu beijinhos ;)

Anônimo disse...

Vou lá no fim do mês com as minha sfilhas...garantido!