27 de jun. de 2006

Património verde...

A tendência que temos ao ouvir falar de património é a de pensar nos edifícios, esculturas, pinturas... mas raramente pensamos em árvores e na vegetação em geral!
O que encontramos na Cerca do Mosteiro de Tibães é uma verdadeira preciosidade em termos de património natural, que tem servido de refúgio e habitat a centenas espécies da nossa fauna e flora.
E as várias espécies de árvores em perfeita harmonia com as fontes, escadórios, capelas, caminhos refrescados por ramadas, formam um sistema de eixos que define e integra os espaços!
Todo este espaço é, quase na sua totalidade, delineado no século XVIII o que explica toda esta potencialidade cenográfica, bem ao gosto da época barroca.

Para além da beleza, destaca-se a frescura do espaço e o risco reduzido de incêndio, dada a imensa humidade, que é gerada naturalmente pelas espécies botânicas escolhidas e pela ausência dos agora tradicionais pinheiros e eucaliptos que são verdadeiro combustível para o fogo.
Mais uma lição a retirar dos antigos, neste caso concreto dos monges beneditinos!
 Posted by Picasa

2 comentários:

Tozé Franco disse...

Estou convencido. Da próxima vou a Tibães.

ManuelNeves disse...

Também quero ir, também quero ir...
E Pitões das Júnias, que grande património esse, o natural e o outro.

É pena que muito desse património esteja votado ao abandono.
E era tão bom que as bandeiras que agora estão "hasteadas", não representassem só o futebol, mas também o nosso património: o natural, o artistico, as nossas gentes,...

Um abraço amigo Carlos
Ainda bem que o Clube não foi de férias.