6 de dez. de 2006

Urgente...


Mais uma brilhante exposição a não perder na capital! Reparar que coloquei a expressão " a não perder" a vermelho...para que não se perca mesmo esta exposição temporária!!!
Desta vez na Fundação Calouste Gulbenkian e dedicada a um dos maiores génios da pintura portuguesa do século XX, Amadeo de Souza-Cardozo, natural de Manhufe, perto de Amarante.
O meu grupo de alunos do 12º ano...acompanhou-me na visita na passada terça-feira e acabou por ser um reforço das aprendizagens sobre as vanguardas artísticas que estudaram ainda neste período. Acabou por ser interessante o mesmo grupo ter visitado a Exposição Rau, no Museu Nacional de Arte Antiga, que acabava por fazer uma História da Pintura Europeia do século XV aos inícios do século XX, nomeadamente impressionismo e fauvismo!!
A exposição "Amadeo de Souza-Cardoso: Diálogos de Vanguarda”, acaba por nos mostrar obras que abrangem todo o período de actividade de Amadeo, aproximadamente uma década (1907-1918) e pretendem estabelecer um reencontro entre a sua obra e a de artistas estrangeiros seus contemporâneos, dentro e fora do seu círculo de amizades, mas em cujas obras se revelem os sinais e as cumplicidades experimentais do tempo.
A adesão tem sido imensa...e as visitas fazem-se em plena hora de almoço e entram pela noite dentro!! E só se pode visitar até 14 de Janeiro!!!!!!! Posted by Picasa

2 comentários:

redonda disse...

Estive lá no Sábado passado e gostei muito por possibilitar a comparação entre quadros com diferentes influências, por constarem quadros de outros pintores como Derain e achei também interessante a história do quadro recuperado :)

Anônimo disse...

Ola amigo Moura :))
Tenho 2 quadros do autor, que gosto muito.
Beijocas;***