13 de dez. de 2006

Arte de construir...



Mesmo junto ao Gran Hotel Santiago encontrei uma urbanização que me fez pensar na importância de se ter um bom arquitecto para se fazer uma urbanização arrojada e agradável.
Lembrei-me logo dos meus alunos do 12º ano que umas semanas antes tinham abordado nas aulas a arquitectura inovadora que surge após a Primeira Grande Guerra que vai tentar responder aos desejos de construir forma simples e digna, onde o bem-estar seria uma exigência para poder atingir a felicidade. Esta Revolução Arquitectónica é preparada por Walter Gropius, que estará na origem da famosa escola de artes, a Bauhaus, tendo em França atingido níveis de elaboração impressionantes com Charles Edouard Jeanneret, mais conhecido por Le Corbusier.
Estes prédios de Santigao de Compostela demonstram que o seu arquitecto é um fã incondicional de Corbusier já que nos apresenta formas simples, onde linhas rectas delimitam volumes básicos, sólidos geométricos regulares, ausência de elementos decorativos que encubram a estrutura do edifício, grandes janelas, que inundam de ar e luz o interior, coberturas planas...e a elevação do edifício sobre pilares recuados em relação à fachada, dando a sensação que estamos perante uma casa suspensa! Fiquei mesmo impressionado como pilares aparentemente tão frágeis seguram um prédio com dimensões consideráveis. Dá a sensação que se brinca com as leis da gravidade! Posted by Picasa

Nenhum comentário: