14 de dez. de 2006

Queimada Galega

Comprei na Galiza todos os apetrechos para fazer uma Queimada Galega: um recipiente em barro e aguardente galega...em casa acrescentei o açucar e uns grãos de café. Tudo misturado nas devidas proporções, fósforo e zás...toca a arder e a ler a "Conxura" que tem como intenção libertar-nos do demónio e dos seus amigos!!! Quando a chama acaba serve-se nuns simpáticos copos de barro.
Parece que está ligado a rituais célticos o que é demonstrado pelo uso na sua confecção de três elementos básicos nos seus rituais, a terra (origem e destino do homem e que se apresenta na forma do barro), a água(que acaba por nascer da terra em forma de bagas de uvas que produzem a aguardente) e o lume (que dança livre no barro preso à aguardente para nos purificar).
Sem a Conxura não temos o efeito desejado da queimada!! Por isso deixo-vos as palavras que temos de dizer ao mesmo tempo que as chamas nos aquecem o ambiente.

Mouchos, curuxas, sapos e bruxas. Demos, trasnos e diaños, espíritos das nevoadas veigas. Corvos, píntegas e meigas, feitizos das menciñeiras. Podres cañotas furadas, fogar dos vermes e alimañas. Lume das santas compañas. Mal de ollo, negros meigallos, cheiro dos mortos, tronos e raios.Ouveo do can, pregón da morte; fouciño do sátiro e pé do coello. Pecadora lingua da muller casada cun home vello. Averno de satán e belcebú. Lume dos cadáveres ardentes, corpos mutilados dos indecentes, peidos dos infernais cus, muxido da mar embravecida. Barriga inútil da muller solteira, falar dos gatos que andan á xaneira, guedella porca da cabra mal parida.Con este fol, levantarei as chamas deste lume que asemella ó do inferno e fuxirán as meigas a cabalo dos seus varredoiros, índose bañar na praia das areas gordas.¡Oíde, oíde! Os ruxidos que dan as que non poden deixar de queimarse no augardente quedando así purificadas. E cando esta beberaxe baixe polas nosas gorxas, quedaremos libres dos males da nosa alma e de todo embruxamento. Forzas do ar, terra, mar e lume, a vós fago esta chamada: Si é verdade que tedes máis poder que a humana xente, aquí e agora, facede que os espíritos dos amigos que están fora, participen con nós desta queimada. Posted by Picasa

7 comentários:

Anônimo disse...

Entao Moura, Finisterra tem locais bonitos .. Em miuda andei por aí, mas lembro-me de muito pouco...
Beijinhos grds;*

Al Cardoso disse...

Olhe aguardente queimada com acucar num prato, ja eu fiz varias vezes. Pelos meus lados e um bom remedio caseiro para ajudar a livar-nos de uma gripe, so que depois temos que agasalhar-nos bem, porque suamos que mem "umas bestas", pelo que temos que mudar-mos de roupa umas quantas vezes.
Mas se nao apanhar-mos nenhum ar frio o que pode causar males maiores, ao outro dia estamos muito melhores.
Recomenda-se o tratamento antes do deitar.

Quem sabe nao seriam os celtas que construiram por ca as (nossas) "Antas", que nos deixaram esse remedio!!!

Um abraco.

Ps: ja viu o meu novo "sitio"?

Tozé Franco disse...

A Queimada é bem boa. Assistir ao ritual ainda torna a coisa melhor. Agora só uma pergunta: quando na "oração" se diz "peidos dos infernais cus", temos que acender um cigarro, como a outra, para disfarçar o cheiro, ou nem por isso?
Um abraço.

bettips disse...

O menino parece bruxo! Pois, bem precisava de um esconjuro e ri-me da tua ideia genial. Como genial/real passeio foi. Conheço e adoro aquela costa de Espanha e pequenos sítios lindos. Fica BEM. Abç

Anônimo disse...

Não é nenhum "manuel", sou EU!

Maria disse...

A queimada serve, de facto e também, para "curar" constipações, o problema é quando se bebe muita...
Mas a queimada é sobretudo pretexto para um convívio muito agradável!
Bom fim de semana

Maria disse...

Moura

Ao ler agora os comentários, não pude deixar de me rir com o comment do antónio...

Isto é que vai um país...

Um abraço