27 de dez. de 2006

Domus


...ou "Casa del Hombre", fica em La Coruña.

Vale a pena visitar este museu que se gaba de ter sido o primeiro museu interactivo no Mundo que trata de forma global e monográfica o SER HUMANO. A sua sala de exposições permanentes, faz-me lembrar um pouco o espírito da orgânica dos museus "Guggenheim" nos quais estamos sempre em andamento percorrendo uma espiral que nos leva à saída, contém cerca de 200 módulos que nos propõem experiências que nos permitem descobrir aspectos interessantes sobre:
Genética, Evolução, Eu (identidade), Nós (demografia), Bioquímica, Reprodução e desenvolvimento embrionário, Sentidos, Coração e sistema circulatório, Cérebro... e muitos outros aspectos!!!!!
Um espaço que agrada dos 9 aos 99 anos... no qual se fazem aprendizagens significativas porque os autores das experiências somos nós e a nossa "massa cinzenta encefálica que se quer pensante" (expressão que uso muitas vezes nas minhas aulas...).
Está aberto todos os dias, isso mesmo...todos os dias, não muito longe de Portugal! No CAIC de alguns anos a esta parte temos levado os alunos do Secundário (12ºano) até lá...

Posted by Picasa

2 comentários:

Tozé Franco disse...

Acreditem que vale bema visita.
Um abraço.

Al Cardoso disse...

Pois e, temos muito que aprender com "nuestros hermanos"!!!
Se realmente queremos transformar-nos num destino turistico de qualidade, os museus e outros equipamentos semelhantes, tem que estar abertos todos os dias.
Porque a assim nao ser, passa a ser uma pessima publicidade para os amigos e vizinhos dos turistas que nois visitam.

Mas nao, temos ja ha uns anos a esta parte, programada com antecedencia para a altura da Pascoa e anualmente, uma greve dos funcionarios dos museus e monumentos nacionais. Haja decoro!!!