6 de mai. de 2006

Pinhão

Esta vila localizada na margem direita do Rio Douro acaba por ser o «coração do Reino Duriense», nas palavras do autor local Miguel Torga, uma vez que é onde estão localizadas as mais famosas "Quintas" produtoras de vinho generoso. Um dos ex-libris da localidade é a estação dos caminhos de ferro conhecida pelos seus 24 painéis de azulejos, produzidos na Fábrica Aleluia, em Aveiro, autênticos postais de Portugal, retratam paisagens duriense e aspectos das vindimas. É uma das estações mais bonitas de Portugal!
Destaque ainda para a Ponte Rodoviária sobre o Rio Douro projectada por Heifel no século XIX.
A paisagem do Pinhão está classificada pela UNESCO como património cultural da Humanidade e a justificar a sua importância na região é de destacar que foi a primeira Freguesia do distrito de Vila Real a ter telefone, correio permanente, água canalizada e Casa do Povo.
 Posted by Picasa

3 comentários:

ManuelNeves disse...

Isso é que é dar-lhe! Boa produção! A produzir post's a esta velocidade e com a qualidade patente (citações de Torga e tudo) até parece um "concept car" daqueles presentes na FIL.

Mas o grande Miguel Torga também escreveu: "Mas existe uma capital deste feudalismo disperso; uma polarização urbana do tresmalho murado de cada senhor: meia dúzia de casas banais, uma estação com azulejos que reproduzem em mísero a grandeza do cenário, e adegas sombrias, cavadas no chão como furnas - o Pinhão. O cósmico e cosmopolita Pinhão!"

Um Abraço
César

ManuelNeves disse...

Ah! Já agora espreite o PopulusRomanus, foi lá colocado mais um "interventivo"

Cesar

Anônimo disse...

saudades da minha terra natal. nunca pensei ve-la na net. muito obrigado pela foto. muitas felicidades ao club

um abrço