6 de mai. de 2006

Alto Douro Vinhateiro

O Clube sugere a todos os que gostam de dar uma escapadinha de vez em quando um rumo traçado para uma região que faz parte da lista de património classificado pela UNESCO como “sítio”, onde se produz vinho há cerca de 2000 anos, e como “paisagem cultural” uma vez que a actividade humana é responsável pelas quintas, terraços, povoações, capelas e estradas. Refiro-me ao Alto Douro Vinhateiro.
Três povoações nos devem esperar... Lamego, Peso da Régua e Pinhão. Lamego para uma primeira paragem para esticar as pernas e visitar a bonita Sé de Lamego que constituí um verdadeiro ex-libris do Gótico português. Mas ao sair deste majestoso templo deve-se procurar a Pastelaria da Sé para comprar uma bôla... a dificuldade vai ser a de escolher entre uma imensa oferta que vai desde bôlas de presunto, de queijo e fiambre, de bacalhau, de carne em vinha d'alhos e muitas outras!! Enquanto se trinca um destes belos exemplares da gastronomia portuguesa pode visitar-se o Santuário da Nossa Senhora dos Remédios e daqui a uns tempos o Museu de Lamego que se encontra de momento em obras de remodelação.
Depois é sempre a descer até Peso da Régua onde o Museu do Douro, criado em 1997, não decepcionará quem o visitar.
Para penetrar no coração do Alto Douro o clube sugere uma viagem de comboio entre Peso da Régua e Pinhão que proporcionará uma visão única de uma das mais poderosas paisagens de Portugal. O comboio segue rés ao rio, por lugares muitas vezes inacessíveis de outro modo….!!!!
 Posted by Picasa

Nenhum comentário: