28 de mai. de 2006

Que grande Tesouro!

Em 1994 um grupo de arqueólogos gritou alto e em bom som que no Vale do Rio Côa havia um fantástico Tesouro! Esse Tesouro não era recheado de ouro ou de outro produto que nos vêm à cabeça quando falamos em tesouro...mas era composto por um conjunto notável de gravuras feitas por homens que por ali passaram há cerca de 20 mil anos!!
Que grande confusão!! E uma barragem que estava em construção naquele local e que iria provocar que as gravuras ficassem debaixo de água!
Barragem ou gravuras? Jornais, revistas, rádio e televisão no país e no estrangeiro deram projecção à temática.
Optou-se pelas gravuras e pela possibilidade de poder visitar um tesouro único no Mundo! É verdade! Ao visitar as gravuras do Vale do Côa estamos a visitar o maior conjunto de arte rupestre ao ar livre no Mundo e os vestígios originais saídos pelas mãos de artistas há mais tempo neste mundo... Lembrar que as pinturas rupestres que se visitam nas famosas grutas de Altamira e Lascoux são cópias para protecção das originais.
Aposta ganha e desde que estão visitáveis que o clube de Arqueologia não perde um ano sem lá ir chegando mesmo a ser já conhecido por alguns guias.
Posted by Picasa

Nenhum comentário: