11 de nov. de 2006

Sabores da Lousã


No dia de São Martinho nada melhor que passar o dia num magusto! E quando um colega da escola organiza para toda a comunidade educativa uma oportunidade para recordar sabores ancestrais e tradições que tendem a perder-se ficamos todos muito gratos e satisfeitos.
Da cabeça do meu amigo Carlos Martins surgiu a ideia de convidar a "Confraria das Peraltas" que é especialista em apurar os sabores da Serra da Lousã para confeccionar uma interessante sopa de castanhas e um delicioso Sarrabulho.
Posted by Picasa

9 comentários:

Tozé Franco disse...

Ui que bom que eles estavam...
Ainda falta muito para o próximo?
Um abraço.

Fénix disse...

Nunca comi sopa de castanha, mas gosto do nome.

Moura disse...

Eu também nunca tinha comido...mas garanto que é muito boa! Parece que se come da boa no restaurante "O Burgo" que fica junto ao castelo da Lousã e das piscinas naturais.
O sítio merece uma visita.

Anônimo disse...

Este dia de repasto agradável deve-se em primeiro lugar aos alunos do 6ºC, que aceitaram colaborar com o seu Director de Turma em organizar um Magusto para toda a comunidade educativa do Colégio. Foi então, que decidiram procurar a gastronomia adequada para este dia. Surgiu assim a ideia de ir até à Lousã, onde a castanha tem tradições ancestrais, e recorrerem à A Confraria das Peraltas Gastronia da Serra da Lousã, o que nos permitiu chegar à ementa para este dia. Desta fez parte a saborosa Sopa de Castanhas, o Sarrabulho, os Serranitos, as Delícias Serranas e os Talasnicos, não esqucendo as Castanhas assadas. Tudo isto foi possível, com a colaboração da mãe do DT, a Dª. Benilde, a tia Celeste e as primas que confecionaram a comida.Também nao podemos esquecer as mães dos meninos do 6ºC, que colaboraram trabalhando com alegria e satisfação, bem como os educadores e Direcção do Colégio, que estiveram presentes.
Prof. Carlos Martins

Maria disse...

Só a fotografia já me faz quase "babar". Que delícia deve ter sido, esse magusto. Ai e a sopa de castanha, que bom!
É assim a vida, há uns que curtem o S. Martinho como deve ser, outros ficam a trabalhar.
Quando ontem à noite me lembrei que era S. Martinho, comi 2 nozes e 2 figos. Nem uma castanhita...
Mas vinguei-me no abafadinho, e o trabalho foi até às 6 da manhã...
Muito boa noite!

Nuno disse...

A Serra da Lousã é fértil em castanheiros. Não será, pois, de estranhar que a gastronomia local inclua como (quase) principal ingrediente, a castanha. São muitos e variados os pratos que se acompanham com castanhas. Como o "Arqueólogo-Moura" muito bem disse, o restaurante O Burgo é famoso pelas suas ementas e, nesta altura, é um regalo. Para quem lá quiser ir, aconselho o "Javali com Castanhas" ou, talvez melhor ainda, "Cozido do Talasnal na Broa", que é mais ou menos como o Cozido à Portuguesa, mas feito dentro de uma broa. É de comer e chorar por mais.

Anônimo disse...

Apesar de não ter ido ao Magusto do colégio acho que é bom as escolas conviverem com alunos, pais e educadores.

Filipa Cunha 6ºC
CAIC

foreveryoung disse...

Que aspecto delicioso!
Bjs

Anônimo disse...

oláaaaa