20 de nov de 2006

No fundo, no fundo...




...somos todos boas pessoas!!
Na próxima quinta-feira, mais um grupo de alunos do CAIC vai ter a oportunidade de realizar um baptismo de mergulho.
Esta primeira experiência com o mergulho que para uns à partida será sempre emocionante, para outros pelo contrário apavora, tem decorrido num ambiente controlado, por pessoas credenciadas, feita a pouca profundidade de modo a cativar o novo adepto de mergulho.
O ritual é sempre idêntico, começa por fazer-se uma introdução onde se dá a conhecer o equipamento que vai ser utilizado (garrafa, reguladores, manómetros, colete, cinto de chumbos…) e alguns dos princípios da Física, Química e Biologia que estão inerentes ao mergulho. Depois, em grupo vai-se até ao fundo… e joga-se um pouco de ténis para estar mais descontraído no meio subaquático.
A grande riqueza desta experiência reside no facto de poder cruzar-se conhecimentos de áreas científicas diversificadas, e ao mesmo tempo incutir sentido de confiança, de espírito de grupo e liberdade aos alunos que o experimentam. Também não será de descurar as potencialidades que em termos de futuro terá a arqueologia subaquática no território português, pois sabe-se que ao longo da costa portuguesa estarão cerca de 6000 barcos naufragados, muitos da carreira das Índias…sabendo-se apenas a localização de umas duas dezenas deles!!!
Por todos estes motivos esta experiência dá a oportunidade de se descobrir um novo mundo. Estou certo que os mais de 100 alunos que ao longo dos últimos cinco anos experimentaram não se arrependeram e jamais se esquecerão do ambiente sentido debaixo de água ao longo dos 30 a 40 minutos que demora o baptismo!
Esta iniciativa tem estado sempre ligada ao "Arqueólogo-Moura" e ao Luciano Mesquita que é o responsável pela parte do mergulho na escola Aquaoeste, na Lourinhã (www.aquaoeste.com) .
Posted by Picasa

11 comentários:

foreveryoung disse...

Deve ser super emocionante!!

Tozé Franco disse...

Já fiz duas vezes e estou ansiosamente à espera da terceira, se é que alguém acredita na hipótese de tantos batismos seguidos.....
Um abraço e pode ser que o 6º B também lá possa ir....

Maria disse...

Espero que o mergulho tenha corrido bem e que todos tenham gostado.
Eu fiquei-me por aqui, a ver fotografias, se quizeres vai ver o resultado ao cheiro da ilha...
Um abraço

Maria disse...

Eu depois quero vê-los é a fazer mergulho na Berlenga...
A época começa em meaos de Maio...
Um abraço

pestinha_girl disse...

ola, k fixe eu curtia saber fazer mergulho pois indetifico-me mt com o mar e tudo k o inclui beijinhos e fica bem...

Acordomar disse...

Oi Moura, espero que a aulinha tivese corrido bem ;) quem sabe um dia ainda vou ser baptizada ...

A foto que esta no meu blog (e tinhas perguntado onde era), é a Praia da Assenta, situa-se entre Sta Cruz e Ericeira nao sei se conheces a zona, mas é fica a seguir a Cambelas - Assenta, Calada, S. Lourenço, Ribeira D´Ilhas, Ericeira ...

Beijoca *

Anônimo disse...

temos a mesma formação de base....história, v. arte, embora eu tenha divergido para outras areas académicas....mas o bichinho ficou, pelo que é interessante bisbilhotar e acompanhar blogs de pessoas com o mesmo tipo de formaçáo.

Um abraço

Lúc poems disse...

Muito fixe!! Adorava um dia ter a oportunidade de praticar mergulho! Tenho amigos que me dizem ser deveras interessante! bjs

Badala disse...

A riqueza da experiência está nos laços que se criam.

Adorava experimentar um dia...

Miccoli disse...

Temos de combinar um baptismo de mergulho para os não docentes...
Espero que tenha corrido bem..

cascão disse...

pois!!! agora há fotos, mas no ano passado com a sua direcçãozinha de turma népia de fotos...