8 de nov. de 2006

Pastéis de Santa Clara


Já que esta semana ando a "postar" sobre o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, em Coimbra...hoje num intervalo entre duas reuniões de avaliação na escola...lembrei-me de ir a Coimbra comprar um pastel de Santa Clara!
Esta estratégia visou concretizar dois objectivos que tinha previamente delineado:
1º - prestar uma homenagem às monjas que durante séculos confeccionaram estes deliciosos pastéis no Mosteiro de Santa Clara (curiosamente a análise dos esqueletos encontrados mostram que muitas tinham problemas com cáries...);
2º - tirar umas fotografias aos ditos cujos para terminar as "postagens" sobre o referido Mosteiro!
Ninguém pense que foi objectivo meu o de saciar a minha gula...
Aproveito para informar os meus amigos blogosféricos que as visitas ao Mosteiro são condicionadas e só se fazem guiadas, já que o espaço está ainda em obras!
Vale a pena a visita. Pelo aparato das obras a toda uma zona envolvente, penso estar para breve a "abertura" oficial e condigna a este espaço que esteve no reino do esquecimento durante séculos!

Quem desejar experimentar a receita ancestral pode seguir os passos indicados neste ... http://www.gastronomias.com/doces/doce0082.htm ... caso não consiga, basta trocar o interior de ovos por carne picada e dará um bonito pastel de massa tenra ou rissol na pior das hipóteses!!

Posted by Picasa

9 comentários:

Nuno disse...

Bem... No mínimo tem bom aspecto!

Fénix disse...

As fotografias estão um doce :)

Quanto às fotografias serem ou não pesadas. Eu não sei, porque não percebo nada disso, mas a minha máquina só tem 8 pixels ( deve estar mal escito) e já são um pouco pesadas para o computador. Não sei terás de esclarecer o assunto com o mestre, o que não é o meu caso.

Um abraço.

Tozé Franco disse...

Ao contrário do que diz o comentador anterior, não sou muito adepto de provas, pois faz-me lembrar a comida francesa, em que uma pessoa não sabe se já é a comida que está no prato ou se é o dito cujo ainda está sujo do repasto anterior. Eu gosto de comer pastéis de Santa Clara e não prová-los.
A receita original foi mantida numa casa que ficava na Praça Velha (do Comércio) chamada "Mijadinhas" e que já fechou há uns anos largos. Hoje há muito bons na Vasco da Gama.

Moura disse...

Obrigado pela informação do "mijadinhas". Os pastéis da fotografia são da Vasco da Gama.

Al Cardoso disse...

Ai os meus dentes, mas nao resisto tambem a um pastel recheado de esse docinho de ovos.

No entanto recheados de carne tambem devem ser bons.

Anônimo disse...

Ola, nunca comi mas parecem deliciosos :D beijinho...
p.s. o Incertos momentos tte um novo momento o destake da semana paxa la para saberes mais promenores kem sabe para a semana n es tu ;)

bettips disse...

Posso chamar-te "um amor"? (...podias ser meu filho...)
É sempre o que me apetece dizer quando passeio aqui. Que bom as fotos do Mosteiro, que bom a comidinha e doçaria ... E claro, os teus gostos sublimes tão simplesmente explicados. Bjinho

foreveryoung disse...

Que vontade de comer um!!!
Bjs

holcmanb disse...

Vale a pena conhecer o Hocca Bar, O pastel de bacalhau mais disputado do país. http://thefries.blogspot.com