20 de nov. de 2006

No fundo, no fundo...




...somos todos boas pessoas!!
Na próxima quinta-feira, mais um grupo de alunos do CAIC vai ter a oportunidade de realizar um baptismo de mergulho.
Esta primeira experiência com o mergulho que para uns à partida será sempre emocionante, para outros pelo contrário apavora, tem decorrido num ambiente controlado, por pessoas credenciadas, feita a pouca profundidade de modo a cativar o novo adepto de mergulho.
O ritual é sempre idêntico, começa por fazer-se uma introdução onde se dá a conhecer o equipamento que vai ser utilizado (garrafa, reguladores, manómetros, colete, cinto de chumbos…) e alguns dos princípios da Física, Química e Biologia que estão inerentes ao mergulho. Depois, em grupo vai-se até ao fundo… e joga-se um pouco de ténis para estar mais descontraído no meio subaquático.
A grande riqueza desta experiência reside no facto de poder cruzar-se conhecimentos de áreas científicas diversificadas, e ao mesmo tempo incutir sentido de confiança, de espírito de grupo e liberdade aos alunos que o experimentam. Também não será de descurar as potencialidades que em termos de futuro terá a arqueologia subaquática no território português, pois sabe-se que ao longo da costa portuguesa estarão cerca de 6000 barcos naufragados, muitos da carreira das Índias…sabendo-se apenas a localização de umas duas dezenas deles!!!
Por todos estes motivos esta experiência dá a oportunidade de se descobrir um novo mundo. Estou certo que os mais de 100 alunos que ao longo dos últimos cinco anos experimentaram não se arrependeram e jamais se esquecerão do ambiente sentido debaixo de água ao longo dos 30 a 40 minutos que demora o baptismo!
Esta iniciativa tem estado sempre ligada ao "Arqueólogo-Moura" e ao Luciano Mesquita que é o responsável pela parte do mergulho na escola Aquaoeste, na Lourinhã (www.aquaoeste.com) .
Posted by Picasa

9 comentários:

foreveryoung disse...

Deve ser super emocionante!!

Tozé Franco disse...

Já fiz duas vezes e estou ansiosamente à espera da terceira, se é que alguém acredita na hipótese de tantos batismos seguidos.....
Um abraço e pode ser que o 6º B também lá possa ir....

Maria disse...

Espero que o mergulho tenha corrido bem e que todos tenham gostado.
Eu fiquei-me por aqui, a ver fotografias, se quizeres vai ver o resultado ao cheiro da ilha...
Um abraço

Maria disse...

Eu depois quero vê-los é a fazer mergulho na Berlenga...
A época começa em meaos de Maio...
Um abraço

Anônimo disse...

ola, k fixe eu curtia saber fazer mergulho pois indetifico-me mt com o mar e tudo k o inclui beijinhos e fica bem...

Anônimo disse...

Oi Moura, espero que a aulinha tivese corrido bem ;) quem sabe um dia ainda vou ser baptizada ...

A foto que esta no meu blog (e tinhas perguntado onde era), é a Praia da Assenta, situa-se entre Sta Cruz e Ericeira nao sei se conheces a zona, mas é fica a seguir a Cambelas - Assenta, Calada, S. Lourenço, Ribeira D´Ilhas, Ericeira ...

Beijoca *

Anônimo disse...

temos a mesma formação de base....história, v. arte, embora eu tenha divergido para outras areas académicas....mas o bichinho ficou, pelo que é interessante bisbilhotar e acompanhar blogs de pessoas com o mesmo tipo de formaçáo.

Um abraço

Naneninonu disse...

Muito fixe!! Adorava um dia ter a oportunidade de praticar mergulho! Tenho amigos que me dizem ser deveras interessante! bjs

Fénix disse...

A riqueza da experiência está nos laços que se criam.

Adorava experimentar um dia...