25 de ago. de 2006

Que post mais estranho!



Que falta de nexo entre estas três fotografias!? O clima deve ter alterado o "arqueologo-Moura" para colocar num post fotos que aparentemente em nada se relacionam!
Passo a explicar... uma leitora assídua pediu-me para colocar um post com vacas! Esforçando-me para dar uma certa lógica aos meus posts sobre a Terceira, o pedido não parecia encaixar no seguimento que estava a dar à zona da Praia da Vitória, mas dada a consideração que tenho pela veterana do Clube de Arqueologia...acabei por fazer um exercício:
1ª foto - "Arqueologo-Moura" ao passar por uma baía caiu na tentação de mandar um mergulho, apesar de ser o único metido no mar (já passava das 19h...), que soube às mil maravilhas! Já falei da agradável temperatura da água, na casa dos 23/24 graus, e ainda por cima como só nado com óculos foi possível ver muitas espécies de peixinhos (o que por vezes me assusta, já que estou sózinho, e não sei quais as intenções deles!). Mais tarde, percebi que onde tinha estado se denomina a Baía da Salga!
2ª foto - Tourada à corda em S. Mateus da Calheta. É impressionante a paixão que os terceirenses sentem pelos touros, dando-lhes por vezes nomes próprios, e pela manutenção de uma tradição única no mundo inteiro - a Tourada à Corda!
Estive em duas touradas destas e fiquei também com um pouco de aficcion pelo espectáculo que não fere o touro e fomenta o convívio entre todos os que assistem, pelos "comes e bebes", pela conversa, pela vontade de correr quando o touro olha para nós...
3ª foto - As vacas parecem telecomandadas na Terceira! Andam nas estradas como se tivessem tirado o código e não precisam de ninguém para as orientar entre os pastos! Fazem-no desde muito novas e são estimadas por todos os habitantes! Existem 5 vacas por habitante... como a Terceira tem cerca de 60 mil pessoas...temos 300 mil vacas! É o suporte da economia terceirense!
Bonito serviço... Baía da Salga...touros...vacas!!??
História : 25 de Julho de 1581 - Batalha da Baía da Salga

Já vimos nos posts sobre a Praia da Vitória que os terceirenses apoiavam D. António, Prior do Crato, não aceitando D. Filipe II. Neste sentido os espanhóis dirigem-se pata a Terceira com 10 navios. Bombardeam Angra no dia 5 de Julho e sentiram-se atraídos pela Baía da Salga para desembarcar... o que fizeram no dia 25! Portugueses e espanhóis degladiaram-se neste local, até que um frade agostinho teve a ideia de dirigir o gado bovino contra as forças invasoras!!
Imaginem...mais de 1000 bois, vacas e provavelmente touros...a correr em direcção aos nuestros hermanos, que aterrorizados correram para o mar por entre cornadas e tiros!! Não será necessário dizer quem ganhou!
Posted by Picasa

6 comentários:

Anônimo disse...

Bem,inicio hoje a minha "actividade pública" no k diz respeito a este blog!Sendo que o clube me tem dado tanto de há 5 anos para cá,achei por bem dar também um pouco mais de mim ao clube,saindo do (suposto)"anonimato"

Ai gosto imenso dessas vakinhas..e ao menos essas são de verdade..aki no "contenente" também as há..não são é pretas e brancas,mas enfim..

Touradas em k os touros n saiem magoados parece.m bastante bem,já que as pessoas acabam por se divertir na mesma e os pobres animais não saiem lesados..De lamentar são, já, as touradas tão tradicionais no continente,em que o toureiro e o touro competem de forma desigual,visto que,normalmente ,os primeiros possuem cavalos e bandarilhas..

É bonito ver como as ilhas se diferenciam tanto do continente, quer em mentalidades,quer na sua própria beleza natural..muitas vezes subestimados,os Açores são um dos espaços mais belos do nosso país!

Moura disse...

Mui bien,
mais vale tarde que nunca! E a tua participação no Clube é por si uma mais-valia que também em muito me apraz!
É pena o Clube não poder sair para os Açores...

Gracias pelo comentário e um gde bjinho

a d´almeida nunes disse...

Eu também lá estava!...
Convém dizer que já não foi necessária a minha ajuda para se ganhar a tal batalha animalesca!
hi hi hi

Isadora Lis disse...

Moura,
Seu blog está cada vez mais interessante. Ainda estou planejando ir à Portugal.

Obs: Vá ao blog "O Maravilhoso Mundo das Raias" e veja o comentário que eu deixei para Mafalda.

Abraços,
Isadora Lis.

Moura disse...

Já lá fui e fiquei muito satisfeito! Formamos uma bela equipa! O blog da Mafalda foi um trabalho que fez para uma disciplina lá no Colégio.
Quando pensarem vir a Portugal é só dizerem...eu oriento-vos naquilo que puder!
Abraços

Citadino Kane disse...

Moura,
Com certeza visitaremos os Açores, depois de tantas imagens bonitas.
Um abraço,
Pedro