24 de ago. de 2006

Praia da Vitória?


Em dois momentos históricos distintos esta localidade, a que hoje se chama de Praia da Vitória, teve um papel preponderante.
1º momento / século XVI - União Ibérica - sabemos que a Ilha Terceira não aceitou bem a União das coroas portuguesa e espanhola, recusando obedecer aos filipes! A demonstrar este sentimento trava-se, perto da vila, a Batalha da Salga (1581), e no ano seguinte desembarca D. António, Prior do Crato, um dos pretendentes ao trono após a crise de sucessão, e é aclamado rei pelas populações da Terceira!!
2º momento / século XIX - Guerra Civil, entre absolutistas e liberais - em 1828, D. Miguel esqueceu-se do que tinha prometido ao seu irmão D. Pedro, Imperador do Brasil, e começa a governar Portugal, de forma absolutista... o povo da Terceira não gostou e não aceitou este facto! De Portugal sai uma armada para fazer frente aos terceirenses e no dia 11 de Agosto de 1829... a poderosa armada miguelista é derrotada nesta baía!!
Em 1837, é-lhe dado o título de Praia da VitóriaPosted by Picasa

2 comentários:

Tozé Franco disse...

Grande nome.
Um dia destes a cidade do Porto ainda passa a ser cidade das Vitórias (porque são muitas!).

Anônimo disse...

Se não fosse a Brianda Pereira, eu queria ver como teria sido, desde sempre a Terceira tem feito história com as suas mulheres de fibra.