28 de ago. de 2006

Igreja de São Sebastião



Um dos templos mais antigos da Terceira localiza-se em São Sebastião, tendo sido edificado em finais do século XIV. Possui um belo portal ogivala, com quatro arquivoltas e duas portas laterais, também ao estilo gótico.
A capela-mor foi reconstruída no século XVI e, conforme se vê na fotografia, apresenta uma abóbada de caixotão em pedra basáltica, em estilo renascentista. Mas são as pinturas a fresco do século XVI que me cativaram mais!! Na faculdade, o meu primeiro trabalho de investigação foi sobre umas pinturas a fresco de uma igreja situada numa povoação de nome Ega (perto de Condeixa-a-Nova/Coimbra). Nessa altura sensibilizei-me muito para este tipo de arte que dada a sua fragilidade acaba por ser muito rara. Aqui temos frescos, diria que bem "fresquinhos", do século XVI, representando a aparição de Jesus a Madalena, São Martinho, Santa Bárbara, São Joaquim e Santa Ana num dos lados e o Juízo Final e São Miguel Arcanjo no outro. Uma delícia à vista!
 Posted by Picasa

2 comentários:

Anônimo disse...

Moura
As colunas desta igreja lembram as que compõem nossa Basílica de Nazaré em Belém do Pará - Brasil.

Belas fotos!

Fátima

Moura disse...

Fátima,
nestes últimos dias tenho lido umas coisas sobre Belém para "entrar" um pouco no vosso meio envolvente. E apareceu-me um texto sobre o Círio de Nazaré e a Fé na sua expressão máxima, que me atraiu imenso.
Relativamente às colunas das duas igrejas pode haver uma semelhança...mas parece-me estarem separadas por uns bons séculos. Mas tenho poucos dados sobre a vossa Basílica de Nazaré.
Também tenho visto que a culinária paraense é muito singular e recheada de sabores únicos!!!
Obrigado pelo comentário e...
Um abraço