23 de ago. de 2006

Algar do Carvão




É um dado adquirido por todos nós que todo o arquipélago dos Açores é de origem vulcânica. Esta actividade fez nascer as ilhas e modelou-as em formas irregulares e impressionantes. A Terceira é das que apresenta um património natural subterrâneo digno de ser visto...
Para começar esta visita às "entranhas da terra" recomendo o Algar do Carvão, um dos ex-libris desta ilha e a única cavidade vulcânica que é possível visitar no mundo.
O Algar do Carvão teve a sua origem durante uma erupção vulcânica. Nessa erupção a lava, depois de sair pela chaminé, sofreu uma drenagem interior para a câmara. Por esse motivo, as paredes e tectos, ainda fluídos quando da redução da lava, apresentam escorrências e formação de estalactites de lava.
Esteve em actividade há cerca de 1700 a 2100 anos BP (before present) e anteriormente há 3200 anos BP...
É uma sensação única descer até cerca de 100 metros de profundidade... e perceber o que por ali se passou em tempos!!!
Na área envolvente existe uma vegetação natural de tipo floresta húmida macaronésica e zonas de turfeiras!
 Posted by Picasa

Um comentário:

Moura disse...

Alfazema,
obrigado pelo comentário! Eu sou um apaixonado por viagens e por todo o tipo de património. No blog tento compartilhar com todos os que por aqui passam as minhas experiências de viagem.
Lembrei-me do teu blog na Terceira...ao ver o apego dos terceirenses a todo o tipo de tradições, nomeadamente aos artesãos como o latoeiro, o cesteiro, o moleiro, entre outros.
Um abraço