11 de ago. de 2007

Viagem Medieval





Em Santa Maria da Feira decorre até amanhã uma "Viagem Medieval" que recomendo vivamente. A provar esta minha recomendação está o facto de lá ter ido na segunda feira e ter repetido a dose na sexta feira. Este post acaba por ser justo já que fui sugestionado para lá ir...e acabo por sugestionar todos os meus blogomigos.
Este evento tem a capacidade de nos transportar até tempos muito antigos, nomeadamente até ao século XV, altura em que D. João I concedeu aos homens bons da Feira, através do seu caveleiro João Álvares Pereira, a carta de feira franca, no passado dia 27 de Junho de 1407...um tipo de feira que procurava incentivar as trocas comerciais sem pagamento de impostos. É caso para dizer que mudam-se os tempos, mudam-se as vontades!! Se calhar passa pela falta de formação histórica que os nossos actuais governantes mostram ter!!
Neste final da idade média, para combater a inflação, procurou-se incentivar o tráfico comercial, atraindo mercadores estrangeiros ao mesmo tempo que se desenvolvia o comércio interno. Tudo com a forte determinação e empenho do REI. Simples, não?

Posted by Picasa

4 comentários:

Maria disse...

Acabei agora de ver uma reportagem no noticiário da SIC...
Obrigada pela partilha e pela sugestão.

Beijo

Sei que existes disse...

Parece ser um programa bastante interesante! Infelizmente, mais uma vez, estarei a trabalhar neste fim de semana...
As fotos estão optimas!
Beijocas

Anônimo disse...

A feira deve ser muito bonita!
A foto do rapaz a cuspir fogo, está fantastica.
Dá mesmo vontade de conhecer! Tem sempre locais maravilhosos para sugerir...

Bjs
101

Anônimo disse...

olá
já vou a essa feira há 3 anos consecutivos e devo dizer que este ano deverá ser o 4º. Simplemente maravilhosa e sou de Setúbal por isso bem longe. Mas não a consigo deixar passar.