24 de jul. de 2007

Sinal de Esperança


Os faróis atraem-me e os meus blogomigos já perceberam que de vez em quando lá faço um post relacionado com estas construções que se encontram revestidas de enorme simbolismo. Quem conhece o mar percebe o quão agradável é ter os pés em terra firme... e na imensidão das ondas revoltas a sensação de prazer que se tem ao ver um farol deve ser por demais interessante. É como quem está na escuridão e de repente vê na luz o único antídoto contra as trevas inquietantes.
Deve ser por isso que uma das épocas históricas que mais me agrada leccionar é precisamente o Iluminismo...altura em que a verdadeira mente moderna de define baseada no poder da Razão/Luz, única fonte de felicidade ao ser humano de alavanca para um progresso sustentado e sustentável.
O programa Ciência Viva mais uma vez vai permitir que se visitem alguns faróis da costa portuguesa no decorrer dos meses de verão... e eu estou muito sugestionado a visitar o Farol do Penedo da Saudade que se encontra em S. Pedro de Moel.
Posted by Picasa

4 comentários:

Maria disse...

Os faróis são lindos de visitar, mesmo.
E este, apesar de se localizar em S. Pedro de Moel, vê-se da Berlenga, nas noites em que a costa é visível de S. Pedro até ao Cabo da Roca...

Um abraço

Al Cardoso disse...

Ainda ha uns poucos dias, estive junto a esse farol e agora ja estou tao longe e com tanta saudade do nosso pais.
Estava com ideia de publicar um "post" com uma fotografia do farol, mas nao quero fazer concorrencia!

Um abraco de amizade.

Elsa Sequeira disse...

Lerido Amigo!
Como as tuas palavras cruzaram o meu pensamento...pois, também eu adoro faróis, mas para mim a tua foto teve duplo significado...já repaste que um aviãozinho cruza com o farol? Que lindo é que para mim ( e se calhar só para mim...) esses aviõezinhos são sinal de coisas boas!!
Amei o teu post!
beijinhos!!

redonda disse...

Tinha um amigo que gostava muito de faróis. Por ele, comecei a prestar-lhes mais atenção e comprei um livrinho na Bertrand só com fotografias de faróis :)