4 de jun. de 2007

Quem quer festa...


...sua-lhe a testa, diz o povo e muito bem! Ontem senti-me verdadeiramente K.O. após dois rounds, um na sexta e outro no sábado, que acabaram por me fazer estar praticamente 38 horas, em 48 possíveis...no CAIC. Tudo em prol de uma Festa da Família que este ano assumia contornos algo diferentes. O espaço dedicado ao evento saiu das imediações do Pavilhão desportivo e retomou o bonito espaço em frente da escola, agora com uma maior área de calçada e um recém criado anfiteatro ao ar livre. Outra novidade prendia-se com o facto de acolhermos o II Festival SOLNEC, que acabou por trazer ao nosso ambiente festivo mais 5 escolas católicas e vários amigos da APPACDM de Coimbra.
Durante a semana, a minha preocupação foi organizar a disposição das cerca de 15 barracas destinadas aos já tradicionais petiscos, peças de artesanato, ateliers de pintura, Campinácios, Clube das Missões, de forma a que fosse possível criar espaços abertos para as diversas actividades de animação de rua que estavam previstas.

Programa feito, colocado no blog e distribuído num folheto a cada um dos alunos era altura para começar a preparar o espaço exterior com os inúmeros efeitos decorativos preparados pela professora Conceição Martinho e Gabriela Patrício, professora responsável pela organização do II Festival SOLNEC. Com algumas turmas a ajudar a tarefa tornou-se facilitada.


Ao mesmo tempo as turmas do 9º A e B preparavam o seu Jantar Dançante e a turma B do 6º ano fazia os últimos ensaios para a peça "A Revolução de 1640".
Uma máquina a trabalhar em conjunto para um mesmo fim, o de proporcionar um convívio a toda uma comunidade educativa em final de mais um ano de trabalho em conjunto.
Agora já posso libertar mais uns neurónios, uma vez que este ano ao iniciar o último período escolar acabei por dividir a minha "massa cinzenta encefálica pensante" (expressão repetida vezes sem conta nas minhas aulas...) em quatro partes: Exames Nacionais e "caseiros", Festa da Família, aulas e... família!!! Passados os Testes Intermédios de Matemática e Provas de Afericção lá me agarrei à Festa da Família com a ajuda voluntária de alguns colegas que acabaram por me dar força e apoio para eu conseguir levar esta empreitada a bom porto. Acabei por receber ajuda de quem menos esperava sendo o contrário também uma realidade, o que me faz engraçar cada vez mais com a expressão "só faz falta quem está" presente nos momentos de maior aperto.
Nos próximos dias irei publicar posts sobre as actividades que foram desenvolvidas nestes dias intensos...ao mesmo tempo que preparo a organização dos Exames Nacionais de 9º, 11º e 12º anos, uma visita de estudo para as 4 turmas do 8º ano às Berlengas, e uma visita à Fortaleza/Prisão de Peniche para o 6º B, de modo a que estes alunos tenham presente as atrocidades cometidas no tempo do Estado Novo (que alguns pretendem renovar e branquear aproveitando-se do não cumprimento dos programas da disciplna de História, dada a extensão dos mesmos) com um baptismo de mergulho à mistura... e um passeio de mérito para alunos da minha Direcção de Turma! Ideia positiva... até 22 de Junho estas visitas farão parte do imaginário de quem as viveu!!

Posted by Picasa

9 comentários:

Tozé Franco disse...

Grande fests, não haja dúvidas.
Tudo vale a pena quando o lema é Juntos na Diferença.
Mais notícias em:
http://www.historiasesabores.blogspot.com/

Sei que existes disse...

Parece que tu não páras mesmo!!
Cá fico á espera dos próximos posts.
Beijocas

rpviolino BATUTAMAN disse...

O guerreiro começa a ver a luz ao fundo do tunel. Calma... está quase! Isto é, falta os "malfadados" exames. No entanto, com uma Mega Festa destas em que tudo correu bem (penso eu), tudo o resto que vier vai sermais ou menos uma "canjinha de galinha "!!!!
Áh...agora venha o Festival da Canção, dia 16 (sábado). Vamos lá de cabeça para mais um. Já são 33.
Parabêns Moura.
Já agora parabens para todos nós :)
Batutaman
PS: Já agora vê o mail que te enviei.Pode ser?!Faz lá o favor ao Man que não teve tempo para tirar nenhuma Foto. Só 3 ou 4, das que não vais utilizar :)

ManuelNeves disse...

Viva!

Grande festa como sempre. Como pai de um aluno do colégio só tenho a a agradecer efusivamente o esforço de todos vós que contribuíram para tamanha alegria.

Um Abraço

Al Cardoso disse...

Mas tambem se diz que; "quem corre por gosto nao se cansa". Parece que foi o seu caso, portanto parabens.

Um abraco do d'Algodres.

Nuno disse...

Eu devo dizer que esta Festa da Família, relativamente à do ano passado, foi muito melhor! Verdade seja dita que, no ano passado, estive presente muito pouco tempo, mas este ano, com esta nova localização, a imagem com que fiquei foi extremamente positiva! Estás de parabéns, Moura! Tu e todos aqueles que contribuíram para o sucesso desta Festa da Família 2007.

Um abraço,
Nuno.

rascunhos disse...

Excelentes iniciativas estas.Parabéns!

*****



(esta é a noticia de que se fala s/a escola que o meu filho frequenta ..)

http://rascunhandoporai.blogspot.com/2007/06/este-o-mail-que-j-circula-por-s-ida-ao.html

Meg disse...

Não, não é possível que não tenha sido instituído um Prémio para o professor mais empenhado, imaginativo, saudávelmente louco, o único que consegue ter, pelo menos, 36 horas em cada dia.
Apresento desde já a minha proposta e sou a primeira a assinar.

Um abração, Miguito ahahahah

Unknown disse...

O que vale é que depois a festa compensa, todos os esforços.
Normalmente festas assim, enriquecem as almas e criam anti corpos para muitas "maleitas"...

http://pirat-downunder.blogspot.com/