6 de mai. de 2007

A fotografia et moi...


A relação do "Arqueólogo-Moura" com a fotografia é bastante profunda e antiga.
Desde pequeno que via o meu avô paterno e o meu pai a tirarem muitas fotografias e diapositivos, os quais davam uns serões muito interessantes às escuras com a máquina de projectar os "slides" numa tela própria, o que acabou de forma indirecta meter o vicio no pequenito Moura.
No final do curso, de História da Arte para quem ainda não tinha apanhado esta revelação do pseudo-arqueólogo, a prenda que pedi aos meus pais foi uma Canon EOS 1000 FN equipada com uma objectica 35-70 e uma 80-200...
Lá acharam que eu era merecedor e com esta máquina inscrevi-me num curso de Fotografia, no Instituto Português da Juventude, em Coimbra, que durou de 18 a 29 de Abril de 1994, no qual após uma introdução teórica, fomos para a rua alguns dias tirar fotos para depois aprendermos a revelar em estúdio. Tudo no campo do preto e branco. Foi uma experiência fora de série onde para além dos conhecimentos que adquiri fiquei com alguns amigos.
Quando me chamaram para a entrevista no colégio lá apresentei a ideia de criar um Clube de Fotografia... o que foi logo aceite pelo Director Padre Jorge Sena. Lá equipei uma sala com os produtos necessários para a revelação a preto e branco e após saídas com os alunos revelava juntamente com eles o que se tirava. Depois peguei no Clube de Arqueologia...e a fotografia ficou-se pelo caminho.

Entretanto aderi, após um período de grande renitência, ao digital com uma Sony P-100 e mais recentemente com uma Canon EOS 400D... e no princípio deste mês desafiado um pouco pela autora do Arco-Íris, a LU, criei um blog só de fotografia para amantes dessa arte. Como os tempos que se avizinham vão ser de grandes trabalhos para o Arqueólogo-Moura com a preparação da época de Exames Nacionais, a Festa da Familia do CAIC, aulas e testes... vou apostar um pouco na publicação diária de uma fotografia no:

http://moura.aminus3.com/

Ps- na fotografia estão alguns dos trabalhos realizados no curso e na foto central apareço... o 2º a contar da direita para a esquerda!
Posted by Picasa

11 comentários:

Fénix disse...

Olá Carlos. Espero que gostes da experiência. O fotoblog dá trabalho, na parte dos comentários. É a chatice do inglês...
Hoje não consigo ter acesso ao fotoblog... dizem que estão fazer melhorias... por isso amanhã não há fotografia. Terei de a colocar noutro dia.

Um abraço.

Meg disse...

Eu também queria ir ao teu novo blog, mas nada... ainda não é hoje.
Um abraço

Nuno disse...

Eu e a fotografia não temos uma relação muito próxima. Não consigo estabelecer relação entre claridade e abertura do obturador, tempo de exposição e tipo de rolo mais adequado. Verdade seja dita que nunca me debrucei verdadeiramente sobre este assunto, talvez por não ver na fotografia uma actividade aliciante. O mais certo é estar a passar ao lado de um hobby extraordinário, mas neste momento a música é o meu hobby de eleição. Como se costuma dizer: Cada um é para o que nasce. E eu devo dizer que tu tens jeito para a fotografia!

As fotografias a preto e branco criam um misticismo diferente em relação às fotos a cores. Se, por um lado, se perde alguma coisa com as fotos a preto e branco (a cor pode ser importante), a verdade é que uma fotografia a preto e branco mais facilmente prende a atenção.

Já agora, um reparo: Tu és o segundo a contar da direita para a esquerda, não da esquerda para a direita. ;)

Meg disse...

Bonito, vou ver se é desta...
Um abraço

Anônimo disse...

Bem, excelente.. também adoro fotografia apesar de amadora das amadoras LOLOL

Desculpa nao ter aparecido.. mas se passares pelo miagato percebes o porquê...

1 beijinho e olha que andei a enculturar-me um pouco.... adorei o castelo de Beja... lindíssimo...

=^.^=

Cátia disse...

Ola moura,

Começo por pedir desculpa pelas ausencias...

A fotografia é algo excelente... e tens de facto muito jeito e gosto.. :)

Eu aprendi um pouco de fotografia também, aprendi a revelar de forma tradicional e a fazer montagens excentes... São momentos que não me esqueço porque marcaram-me bastante, mesmo que apenas por alguns meses.

Força, continua.
Beijinhos

Miguel disse...

o stor tem muito jeito para a fofografia.
PS antes de ler o post reparei ke na fotografia o stor ta va la, mas depois de ler ja nao pude dizer nada...

Miguel disse...

nunca á mais vagas no clube de arqueologia!?
ja sabe com quem pode contar!

Sei que existes disse...

Que história interessante!
O conjunto das fotos está optimo!
Beijos

reporter peregrino disse...

Muito Bem!!!
Sempre a surprender-nos!!!

Maria disse...

Tens um "meme" n'o cheiro da ilha...
Estás à vontade para fazeres o que entenderes.

Bom fim-de-semana