26 de mai. de 2007

Baile de Finalistas 2007

No passado dia 19 de Maio, realizou-se no CAIC mais um Baile de Gala onde pais, amigos, familiares, alunos, docentes e não docentes puderam homenagear os alunos finalistas deste ano. A maior parte destes alunos com 8 anos de caminhada no CAIC, ou seja quase metade das suas ainda curtas vidas, alguns com 7 anos de História com o "Arqueólogo-Moura"... é obra!!
Um dos pontos mais altos deste evento consiste numa apresentação multimédia que cada turma faz, neste caso as três que temos, onde aparece aluno a aluno com fotografias que acabam por o identificar e transmitir um pouco da sua marca pessoal. As turmas aproveitam o facto para homenagear os seus Directores de Turma e algumas alargam essa homenagem aos seus professores.
Eu a certa altura acabei por fazer uma pequena reflexão em relação ao pequeno grupo que acompanho desde o 10º ano, sendo que alguns já me acompanhavam desde o 6º ano, onde passou pela minha memória não as centenas de horas passadas dentro da sala de aula, mas as muitas horas/dias inteiros vividos de forma intensa nas inúmeras actividades que lhes proporcionei das quais se destacam a viagem-maratona a Mérida, o baptismo de mergulho na Lourinhã, o deslumbramento na Frecha da Misarela, a desmotivante Assembleia da República compensada por uma Baixa Pombalina "redescoberta", a participação numas jornadas sobre Coimbra oitocentista, as Exposições dos "Grandes Mestres da Pintura" e dos "Diálogos de Vangurada", a romântica Quinta da Regaleira e o enigmático Espaço Memória dos Exílios. O princípio orientador que me levou a dedicar tantas energias na organização destes momentos, assim como na diversificação de materiais apresentados no decorrer das aulas que me levaram a adquirir inúmeros filmes, documentários, CD's áudio, revistas, livros... foi sempre o de proporcionar a este grupo de alunos momentos motivadores e facilitadores de verdadeiras e significativas aprendizagens.
Será que valeu a pena ?
Sou levado a seguir um pensamento de um prestigiado poeta português que afirmava " Tudo vale a pena quando a alma não é pequena". Quanto ao tamanho das almas apenas posso pronunciar-me sobre a minha... que para estes alunos sempre se mostrou grande e dedicada.
Posted by Picasa

12 comentários:

Al Cardoso disse...

Pelo que tem escrito neste 'Blog" a sua alma e de tamanho "Extra Large"! Parabens, e tambem aos meninos e meninas finalistas.

Um abraco d'Algodres.

Tozé Franco disse...

Também lá estive e diverti-me à brava. Desde o baile até ao desmanchar da festa.
Quanto a tudo o que fizeste por eles, não esqueças o ditado popular "Faz o bem, sem olhar a quem!."
Um abraço.

Anônimo disse...

Sem duvida muito dedicado...e peço desculpa pela aula de quinta...não estive de todo à altura do que acho que esperava de mim.
quanto ao baile adorei o baile e adorei ser finalista no CAIC...o meu obrigada a todos os que tornaram aquela noite possivel.
ah e quero as fotos com a turminha de psicologia.
cumprimentos

rpviolino BATUTAMAN disse...

Eu também lá estive.
Mas o interessante é ver a produção dos alunos (mais as alunas)nas roupas para tal serão :)
Ficam todos/as a parecer mais velhos. Enfim... estão na idade.
São uns castiços :)
Mas quando chegam a esta idade, para quem lhes deu aulas no 5º,6º ou 7ºano, é muito fiche ver a diferença de mentalidade e a maneira diferente de lidarem com os profs..
Bom, chega de nostalgiiiiiia.
Venha o do próximo ano.
Abração
Batutamen

bettips disse...

XXL como diz o amigo de Algodres. Ainda bem que alguém, tão simplesmente, se preocupa com o futuro dos jovens. Tenho a certeza que lhes ficarás na memória. E isso vale a pena! Parabéns! Abç

Anônimo disse...

É só festança!!!

É só alegria.. que bom!!

=^.^=

Maria disse...

O balanço que os teus alunos fazem é seguramente positivo.
Gosto de ver professores empenhados em proporcionar aos allunos outras actividades para aalém das que, no meu tempo, eram as únicas... aulas e estudar, mais nada.

Bom domingo

Meg disse...

No meio da confusão que "parece" reinar no ensino, o teu empenho numa profissão tão difícil, nos dias de hoje, é um testemunho de capacidade, de vontade, de humanidade e, sobretudo, de verdadeira vocação.
De uma dedicação sem limites, estou segura que nenhum dos teus alunos te esquecerá. Serás um Amigo para a Vida.
Tenho a certeza!
Um grande abraço

Flôr disse...

Deve ser muito gratificante para um professor, todas estas memórias.
É claro, que tudo vale a pena.
Eles merecem e com certeza que nunca mais se irão esquecer do professor, que tanto empenho demonstrou.

rascunhos disse...

Parabéns pelo seu empenho e dedicação a todos os seus alunos.Eles com toda a certeza um dia o recordarão.

Como eu gostava que o meu filho tivesse no seu percurso escolar um professor assim!

Uma boa semana

Fénix disse...

Olá Carlos. Ainda não li o texto. Espero que a festa tenha corrido bem. Vim dizer-te que o meu computador está com problemas deve ter apanhado "gripe" e tenho de o ir colocar a arranjar. Por esta razão da gripe não tenho conseguido fazer comentários nas fotografias ainda sem comentários no Aminus3. Já vi a tua fotografia de hoje e a tua escola é admirável. Belíssimo lago.

Até breve.

Bj.

Anônimo disse...

tal como a flavia afirmou, muitos de nos incluindo eu, nao estivemos a altura devida em termos de atitude naquela aula de quinta feira,novamente volto a pedir dsc pla atitude incorrecta obg plas fotos e plo texto...neia***