26 de ago. de 2007

De regresso...


...ao meu pequeno e belo Portugal!
Como já tinha indiciado, andei pelo norte da Península Ibérica, mais precisamente pela Cantabria y Asturias. Territórios que nunca tinham sido percorridos pelo Arqueólogo-Moura e que acabaram por ser mais bem explorados do que pensava dado que o mau tempo instalou-se também por aquelas terras. Sendo assim, a normal praia que nos acolhe os ventres expostos a um sol que se pretende corante, deu lugar a belas passeatas pelos Picos da Europa, onde deliciei a vista e saciei a minha gula. Deste modo, acabo por estar grato a São Pedro.
Entretanto faço uma homenagem a um homem que bateu o pé ao muçulmanos que desejaram ter a Península Ibérica toda para eles, tentando inclusivamente, passar para lá dos Pirenéus. Refiro-me a Pelágio, que em 718 fez esmorecer as pretensões dos defensores do Corão, vencedor da Batalha de Covadonga.

Dava-se assim início à Reconquista Cristã que alguns séculos depois acabará por estar na origem do nosso belo Portugal.

Posted by Picasa

4 comentários:

Maria disse...

Bem vindo! Andaste por sítios muito bonitos.....
Espero as fotos...

Beijo

Nuno disse...

É bom ter-te de volta! Espero que tenhas tido umas excelentes férias. Pelo menos assim parece...

Um abraço,
Nuno.

Al Cardoso disse...

As minhas homenagens tambem ao senhor "Pelayo".
Ja mandei entregar as suas gracas ao padroeiro da minha terra!

Bem vindo de volta e parabens ao seu "Puorto" desta vez levou a melhor sobre os meus "verditos"!

Um abraco amigo d'Algodres.

PS: No "aquidalgodres" tem uma fotografia de um sitio que conheceu este verao.

rascunhos disse...

Ora viva.

Aos poucos estamos todos a regressar ao nosso cantinho.

Uns pelo norte e outros pelo sul cá andamos todos a tentar aprender e conhecer um pouco mais.

Pela minha parte tenho sempre uma interessante lição de história quando visito o teu blog

Um abraço