No passado dia 19 de Maio, realizou-se no CAIC mais um Baile de Gala onde pais, amigos, familiares, alunos, docentes e não docentes puderam homenagear os alunos finalistas deste ano. A maior parte destes alunos com 8 anos de caminhada no CAIC, ou seja quase metade das suas ainda curtas vidas, alguns com 7 anos de História com o "Arqueólogo-Moura"... é obra!!
Um dos pontos mais altos deste evento consiste numa apresentação multimédia que cada turma faz, neste caso as três que temos, onde aparece aluno a aluno com fotografias que acabam por o identificar e transmitir um pouco da sua marca pessoal. As turmas aproveitam o facto para homenagear os seus Directores de Turma e algumas alargam essa homenagem aos seus professores.
Eu a certa altura acabei por fazer uma pequena reflexão em relação ao pequeno grupo que acompanho desde o 10º ano, sendo que alguns já me acompanhavam desde o 6º ano, onde passou pela minha memória não as centenas de horas passadas dentro da sala de aula, mas as muitas horas/dias inteiros vividos de forma intensa nas inúmeras actividades que lhes proporcionei das quais se destacam a viagem-maratona a Mérida, o baptismo de mergulho na Lourinhã, o deslumbramento na Frecha da Misarela, a desmotivante Assembleia da República compensada por uma Baixa Pombalina "redescoberta", a participação numas jornadas sobre Coimbra oitocentista, as Exposições dos "Grandes Mestres da Pintura" e dos "Diálogos de Vangurada", a romântica Quinta da Regaleira e o enigmático Espaço Memória dos Exílios. O princípio orientador que me levou a dedicar tantas energias na organização destes momentos, assim como na diversificação de materiais apresentados no decorrer das aulas que me levaram a adquirir inúmeros filmes, documentários, CD's áudio, revistas, livros... foi sempre o de proporcionar a este grupo de alunos momentos motivadores e facilitadores de verdadeiras e significativas aprendizagens.
Será que valeu a pena ?
Sou levado a seguir um pensamento de um prestigiado poeta português que afirmava " Tudo vale a pena quando a alma não é pequena". Quanto ao tamanho das almas apenas posso pronunciar-me sobre a minha... que para estes alunos sempre se mostrou grande e dedicada.
26 de mai. de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
12 comentários:
Pelo que tem escrito neste 'Blog" a sua alma e de tamanho "Extra Large"! Parabens, e tambem aos meninos e meninas finalistas.
Um abraco d'Algodres.
Também lá estive e diverti-me à brava. Desde o baile até ao desmanchar da festa.
Quanto a tudo o que fizeste por eles, não esqueças o ditado popular "Faz o bem, sem olhar a quem!."
Um abraço.
Sem duvida muito dedicado...e peço desculpa pela aula de quinta...não estive de todo à altura do que acho que esperava de mim.
quanto ao baile adorei o baile e adorei ser finalista no CAIC...o meu obrigada a todos os que tornaram aquela noite possivel.
ah e quero as fotos com a turminha de psicologia.
cumprimentos
Eu também lá estive.
Mas o interessante é ver a produção dos alunos (mais as alunas)nas roupas para tal serão :)
Ficam todos/as a parecer mais velhos. Enfim... estão na idade.
São uns castiços :)
Mas quando chegam a esta idade, para quem lhes deu aulas no 5º,6º ou 7ºano, é muito fiche ver a diferença de mentalidade e a maneira diferente de lidarem com os profs..
Bom, chega de nostalgiiiiiia.
Venha o do próximo ano.
Abração
Batutamen
XXL como diz o amigo de Algodres. Ainda bem que alguém, tão simplesmente, se preocupa com o futuro dos jovens. Tenho a certeza que lhes ficarás na memória. E isso vale a pena! Parabéns! Abç
É só festança!!!
É só alegria.. que bom!!
=^.^=
O balanço que os teus alunos fazem é seguramente positivo.
Gosto de ver professores empenhados em proporcionar aos allunos outras actividades para aalém das que, no meu tempo, eram as únicas... aulas e estudar, mais nada.
Bom domingo
No meio da confusão que "parece" reinar no ensino, o teu empenho numa profissão tão difícil, nos dias de hoje, é um testemunho de capacidade, de vontade, de humanidade e, sobretudo, de verdadeira vocação.
De uma dedicação sem limites, estou segura que nenhum dos teus alunos te esquecerá. Serás um Amigo para a Vida.
Tenho a certeza!
Um grande abraço
Deve ser muito gratificante para um professor, todas estas memórias.
É claro, que tudo vale a pena.
Eles merecem e com certeza que nunca mais se irão esquecer do professor, que tanto empenho demonstrou.
Parabéns pelo seu empenho e dedicação a todos os seus alunos.Eles com toda a certeza um dia o recordarão.
Como eu gostava que o meu filho tivesse no seu percurso escolar um professor assim!
Uma boa semana
Olá Carlos. Ainda não li o texto. Espero que a festa tenha corrido bem. Vim dizer-te que o meu computador está com problemas deve ter apanhado "gripe" e tenho de o ir colocar a arranjar. Por esta razão da gripe não tenho conseguido fazer comentários nas fotografias ainda sem comentários no Aminus3. Já vi a tua fotografia de hoje e a tua escola é admirável. Belíssimo lago.
Até breve.
Bj.
tal como a flavia afirmou, muitos de nos incluindo eu, nao estivemos a altura devida em termos de atitude naquela aula de quinta feira,novamente volto a pedir dsc pla atitude incorrecta obg plas fotos e plo texto...neia***
Postar um comentário