28 de fev. de 2007

Reconfortante


Hoje passei a tarde com um grupo de alunos que se distinguiu nas avaliações de final do 1º Período, na turma C do oitavo ano, aos quais foi prometido uma viagem de mérito! Semelhante iniciativa já tinha levado a cabo com a minha direcção de turma no final de Janeiro, agora fazia o mesmo percurso acompanhando o meu colega Victor.
O objectivo era ver e percorrer um património natural de rara beleza que está bem próximo de todos nós e que é desconhecido pela ultra-maioria dos habitantes da própria região circundante. Depois de percebermos as características das serras de formação cársica lá fomos até às Buracas do Casmilo, seguidas do Vale do Poio e para terminar a exsurgência do Anços.
Para saber um pouco mais sobre estas formações cársicas podem ser consultados os posts que escrevi nos finais de Janeiro, princípios de Fevereiro.

Fico sempre impressionado com a força desta "nascente"...e mais fiquei quando um mês depois de lá ter estado observar que o caudal está ainda mais forte.
Foram bons momentos na companhia de pessoas que acabam por reconhecer que a escola faz parte dos seus projectos de vida ajudando-as a alcançar o "magis" diariamente. Não podemos deixar de agradecer a um São Pedro que se mostrou cooperante com a saída...guardando a chuva para outros locais!
Posted by Picasa

6 comentários:

Al Cardoso disse...

Nao ha como uma visita a sitios onde a natureza nos pode brindar com paisagens tao lindas, e como disse muitas vezes estao tao perto e nem damos por elas.

Um abraco de......d'Algodres

Elsa Sequeira disse...

Olá Moura!!!

Que passeio interessante!!!


beijinhos!
:)

bettips disse...

É que se tu não aparecesses por aí, terias de ser inventado!!!
Saboroso (o queijo recheado), alegre(Carnaval), raíz de terra e água... E, claro, o senhor prof arqueológico tinha de conhecer as margens do Côa. Isto é como anzol: às vezes, pica! E ficamos a saber mais: não tens fotos da Ribeira de Piscos? Qdo lá fui estava submersa... Abraços (já tenho uma lista de lugares que me ensinaste...quem me dera a tua idade!)

DairHilail disse...

´volto aqui
que bom passar a tarde com pessoas que gostamos e em sitios lindos...

Anônimo disse...

ja visitei esta nascente varias vezes e achei um local muito engraçado, n sei se vistou quando tinha umas arvores em cima e dava para passar por cima do rio. sugestao: e que tal falar sobre holanda, sobre as montras :)
miguel 8c

Anônimo disse...

gostei muito do passeio.....principalente da nascente do rio anços, apesar da estoria de conimbriga tambem ser interessante.

com os melhores cumprimentos....
ana gomes